Envie seu vídeo(11) 97569-1373
Sintonize nossa Rádio101.5 FMClique e ouça ao vivo
Quinta 27 de Julho de 2017

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/07/2017
mrv
Dicas

Médico de Suzano dá dicas de como prevenir doenças respiratórias em razão do tempo seco

Orientações são do pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria, da Secretaria Municipal de Saúde

Por de Suzano15 JUL 2017 - 19h49
Segundo o médico, ideal no outono e no inverno é manter o corpo hidratadoFoto: Irineu Júnior/Secop Suzano

A baixa umidade relativa do ar, inerente à atual época do ano, pode desencadear alergias e doenças no trato respiratório. Contudo, há como se precaver quanto ao problema. O alerta é do pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria, que trabalha na rede municipal de Saúde de Suzano. Segundo o especialista, uma das armas contra os males do tempo seco é a constante hidratação, além de manter o ambiente sempre umidificado. Bons hábitos alimentares e a prática constante de atividades físicas também favorecem a manutenção do bem-estar nos períodos mais frios do ano.

De acordo com Bizarria, o ideal no outono e no inverno é manter o corpo hidratado. Para adultos, é sugerida a ingestão de dois litros de água por dia, sendo que sucos, refrigerantes e outras bebidas, sobretudo as alcoólicas, não a substituem. Umidificar o ambiente com toalhas molhadas, recipientes d’água e umidificadores também ajuda a melhorar a qualidade do ar.

“O tempo seco facilita a adesão do vírus nas vias áreas por conta do ressecamento. Portanto, é imprescindível manter-se hidratado. Ações simples, como beber água ao longo do dia, e deixar o ambiente umidificado, podem evitar o risco de infecção viral", reforça Bizarria.

O pneumologista dá outro alerta importante: quem já têm asma, sinusite e renite alérgica deve redobrar a atenção:

“Quem já tem enfermidades inerentes ao aparelho respiratório deve tomar ainda mais cuidado. Aliás, manter a casa sempre limpa, tendo o hábito de passar pano úmido no chão para que não ocorra acúmulo de pó, é uma ótima forma de se ver livre de contágios ou da possibilidade de piora nesta época do ano. Não menos importante: falei há pouco sobre as atividades físicas. Mexer o corpo sempre é bom, em qualquer idade. Mas, no inverno, sugiro que as pessoas evitem os exercícios físicos ao ar livre, principalmente na parte da tarde, quando a umidade relativa do ar está ainda mais baixa”, defende.

De toda forma, segundo o médico, em caso de mal estar, é preciso procurar ajuda especializada. Em Suzano, as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede básica foram preparadas para atender de graça à demanda típica do inverno:

"A rede básica de saúde de Suzano tem uma estrutura voltada ao atendimento de pacientes que sofrem com doenças respiratórias. Entre as terapias disponíveis está a inalação com soro fisiológico. Esta conduta alivia alguns casos. Contudo, se for diagnosticada asma ou algo mais severo, encaminhamentos são providenciados, a fim de que seja adotado tratamento específico”, detalha.

Gripe
Ainda durante os meses mais frios do ano, é comum o surgimento de surtos de gripe, justamente em razão da disseminação do vírus. De acordo com o pneumologista, evitar lugares com aglomeração e pouca ventilação é uma forma de evitar o contágio:  

“Além disso, é preciso manter as mãos limpas e, mesmo assim, não levá-las à boca ou colocá-las em contato com os olhos. Lembrando que se precaver via imunização também é providencial", complementa Bizarria.

Desde o início desta semana, a vacina contra o vírus da gripe está sendo oferecida à população em geral nas 22 UBSs de Suzano. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, de graça. 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias