sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Além do sofrimento

20 agosto 2017 - 06h00
Quando as coisas vão mal em nossa vida, geralmente perguntamos: "Por que logo comigo? Eu sirvo a Deus, não faço mal a ninguém, procuro agir corretamente; portanto, não mereço passar por tanto sofrimento". "Senhor, por que estás permitindo tudo isso? O que o Senhor está fazendo comigo?" O sentimento é de desamparo e abandono. Pessoas boas passam por sofrimentos. Muitos servos de Deus passaram e passam por situações terríveis. Como explicar o sofrimento? Como enxergar a ação divina diante do sofrimento? 
Jó era um homem admirável por seu caráter, temor a Deus e por suas atitudes. O próprio Deus o elogiou, dizendo que não havia ninguém na terra como ele - um homem íntegro, confiável, acima de qualquer suspeita. Satanás questionou: "Será mesmo?" e desafia: "tire deste homem tudo o que tem e veja a sua reação - certamente amaldiçoará seu Deus". Então, num dia, que parecia ser como outro qualquer, Jó soube que perdera todos os seus rebanhos e boa parte de seus empregados, além de seus amados filhos - todos, de uma só vez. Situação desesperadora. Jó não apenas recebeu uma notícia ruim, mas uma sequência delas. Em seu lugar, qualquer um se desesperaria. Mas ele teve uma reação admirável: admitiu que tudo o que tinha fora dado pelo Senhor; então, Deus tinha todo o direito de levar seus bens e filhos: Deus deu, Deus tirou. Ele não se revoltou, mas aceitou tudo aquilo e até louvou o Senhor. Quando teve o corpo coberto por úlceras malignas, e sua mulher o instigava a amaldiçoar a Deus e morrer, Jó respondeu: "Mulher, falas como uma louca. Receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?" Em tudo isso, não pecou Jó com os seus lábios. (Jó 1 e 2)
A tendência humana é, diante do sofrimento, olhar para o céu e culpar Aquele que é Soberano. Muitos pensam, ou dizem: "Deus não precisava ser tão mau comigo!" Revoltam-se e não querem mais saber de Deus. É fato que muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo conosco. Mas precisamos crer que Deus sempre tem propósitos. 
Há um tipo de borboleta que, para vir ao mundo, precisa forçar sua passagem através do gargalo de um casulo em forma de garrafa. Atravessar essa pequena abertura leva horas de intenso trabalho. O inseto precisa retorcer-se e sacudir-se para passar no meio dos fios aprisionadores. Se você observar uma borboleta nessa luta, pode ter pena desse inseto e querer ajudá-lo, cortando os fios para facilitar sua saída. Mas, se fizer isso, essa borboleta nunca vai desenvolver as suas asas. Em vez disso, ela vai passar a maior parte do tempo rastejando. Ela nunca vai ser capaz de estender suas asas e voar. Entomologistas que estudam essas borboletas acreditam que a pressão exercida sobre o corpo do inseto força um líquido especial para dentro das asas, preparando assim as asas para voar. Sem essa pressão, as asas nunca se tornariam fortes. Algumas vezes ter fé é difícil. Principalmente quando enfrentamos tempos turbulentos e difíceis. Pensamos que estamos sozinhos, abandonados, entregues a nossa própria sorte. Como essa borboleta, nós também lutamos. Existem muitos acontecimentos em nossas vidas, que não conseguimos entender, tão pouco explicar. Mas cremos, pela fé, que Deus está no controle! Jesus Cristo afirmou que aqui na Terra passaríamos por muitos sofrimentos e tristezas; mas deveríamos ter bom ânimo. Ter bom ânimo significa alimentar-se da fé, crendo que Deus pode transformar toda e qualquer situação.