sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Hospital

14 julho 2017 - 05h00
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa.
Especialistas na área da saúde afirmam que o hospital é o local onde se fazem as maiores intervenções de saúde nos indivíduos com situação de agravo à saúde, de média e alta complexidade. 
É também o local que concentra a maior quantidade de tecnologia, de especialistas e de capacitação técnica, o que não significa que seja o centro do sistema de saúde.
Além da atenção especial à enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, o ambiente hospitalar ainda se ocupa com a prevenção, que é o controle de doenças infecto-contagiosas, a saúde ocupacional e a promoção à saúde, por exemplo.
Suzano tem grande expectativa de ganhar novo hospital. 
A data de inauguração do Hospital Estadual de Suzano, unidade anexa ao Hospital das Clínicas (HC), no entanto, passa por estudos da Secretaria de Estado da Saúde. Conforme apontou a pasta, a definição do dia em que o equipamento será aberto será divulgada oportunamente. 
Em maio, em visita a Mogi das Cruzes, o chefe da pasta estadual, David Uip, disse durante a inauguração do Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que a previsão era abrir as portas do hospital que deverá atender pacientes de média e alta complexidade no começo deste semestre.
Em Suzano, no novo prédio contará com 120 leitos, inclusive, 12 leitos em Hospital-Dia, 10 leitos de Semi Intensiva e 3 leitos Pós Cirúrgico, mas não soube apontar a data de abertura. Já o investimento na construção é de R$ 34,2 milhões e inclui, além do novo hospital, um centro de diagnóstico e a reforma do Hospital Auxiliar.
Em maio, Uip disse que ainda faltava concluir os últimos detalhes para abrir a unidade. 
Na mesma ocasião, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acrescentou que a obra seria concluída em junho. 
Conforme já divulgado pelo DS, a entrega do Hospital Estadual foi adiada por diversas vezes. A primeira previsão estava marcada para abril do ano passado. Na época, o HC disse que a finalização dos trabalhos foi prejudicada em decorrência de um vendaval que atingiu a cidade em maio. Na ocasião, árvores caíram em cima do prédio - que recebia os últimos acabamentos -, o que resultou em novos reparos.
Desde então novos prazos foram apontados, junho, julho e agosto de 2016, sendo que na sequência foi prometida a conclusão das obras para março deste ano e em seguida para este semestre. 
Há uma grande expectativa de que a cidade possa conquistar uma nova unidade para amenizar as dificuldades no setor de saúde, acentuadas com o fechamento de dois hospitais em 2010.