Endereço: www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=260410

Data da impressão: 19 de setembro/2014

19 de setembro/2014

Ed.9932

Conselho tutelar registra 100 casos por mês de violência contra criança

Diário de Suzano ed.: 9023 - 16 de outubro de 2011



Desumano. A palavra ressurge diariamente no Conselho Tutelar de Suzano a cada denúncia de violência contra a criança. Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente ser claro ao afirmar que é dever de todos, inclusive da família, zelar pela dignidade do pequeno, a unidade registra 100 casos de agressão ao menor por mês.

“Os número não refletem a realidade, porque nem todos os casos chegam até nosso conhecimento. Algumas pessoas se acostumam em conviver com a violência”, disse a presidente do conselho, Jaqueline Esteves Martins. A unidade recebe, em média, cinco denúncias por dia, onde 70% são casos de abuso sexual.

Por que a maioria dos casos está voltada à violência sexual? “Porque é o que mais ocorre mesmo entre crianças de até 12 anos. O agressor não sabe como o jovem vai encarar a situação, por isso pratica o ato”, diz Jaqueline. O conselho também recebe inúmeras denúncias de negligência e abandono de menores.

Segundo a conselheira, o número de registros tem se mantido equilibrado desde o início do ano, quando assumiu a presidência. “O índice de denúncias não tem variado tanto de um mês para outro. Recebemos muitas informações falsas de pessoas que agem com má fé para prejudicar o outro”.

O trabalho do conselho tem o apoio da polícia, do setor da saúde, da rede de ensino e do Disque 100 do governo federal. “A parceria contribui muito, porque eles detectam o problema e trazem para nós. Às vezes, em um consulta média ou no ambiente escolar é possível notar a violência contra a criança”, argumentou Jaqueline.
Após receber a denúncia, o conselho realiza o monitoramente do caso e repassa a informação ao Ministério Público. “Aí, a gente tem muita coisa para ser apurada, mas nossa prioridade é a criança que está em situação de risco”, explicou a presidente.

DENÚNCIA O denunciante pode ligar para o Conselho Tutelar pelos telefones 4748-5940 ou 9981-6046 (plantão). Ainda tem o e-mail conselhotutelar.suzano@gmail.com e o Dique 100.





Enquete

Você é a favor da elevação de Suzano à estância turística?

Canais rede ds

Horóscopo

Publicidade

Colunas do dia

Pedro Pedreiro e trem nosso de cada dia

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem / Manhã parece, carece de...

Rede DS de Comunicação - Todos os direitos reservados