Endereço: www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=267961

Data da impressão: 01 de agosto/2014

01 de agosto/2014

Ed.9892

Suzano vai implantar Passe Livre para estudantes no próximo ano

Diário de Suzano ed.: 9568 - 17 de julho de 2013



A Prefeitura de Suzano vai implantar em 2014 o sistema do Passe Livre para estudantes das redes municipal e estadual de ensino. A medida não deve ser realizada neste semestre devido às condições orçamentárias atuais. A informação foi divulgada ontem pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, após a reunião do Conselho Municipal de Transportes que ocorreu na sede da pasta.
Segundo Ferreira, a previsão orçamentária para o período é muito alta e a Prefeitura não deve conseguir arrecadar dois terços do que está previsto. "Para implantarmos o Passe Livre teremos que investir um subsídio sobre a proposta da empresa de ônibus e estamos realizando um estudo em cima disso", complementa. O investimento necessário para a implantação do projeto não foi divulgado.
Atualmente a pasta está finalizando a análise do projeto. Por isso, a secretaria acredita que no próximo ano a administração vai conseguir implantar o sistema no município. "Uma vez que vamos conseguir colocar o subsídio no plano de orçamento poderemos desenvolvê-lo", atenta.
O sistema do Passe Livre prevê o uso gratuito de ônibus por parte de alunos do município. Assim, os estudantes adquirem uma carteirinha para usar o transporte sem pagar por ele.
MELHORIAS De acordo com o responsável pelo setor de planejamento da Radial, Adriano Ferreira de Souza, a empresa tem até 180 dias para implantar novos pontos de ônibus no município. Souza ressalta que o mapeamento já foi realizado e nele foi constatada a necessidade de se colocar 100 novos equipamentos na cidade. "Isso quer dizer que os que existem atualmente serão removidos e os locais que não possuem parada de ônibus ganharão novos equipamentos", assegura.
Além disso, a Radial deve colocar 100 ônibus novos na operação em até seis meses, sendo que 10 veículos vão ficar na reserva para atender possíveis ações emergenciais. "Essa nova frota vai usar combustível diesel com baixa quantidade de enxofre e com arla. Esse é um produto que reduz o nível de poluição no ar", atenta Ferreira.
O secretário contou que a empresa já assumiu os serviços do Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, e está realizando reformas no local, conforme determinado pelo contrato de concessão. Segundo ele, as obras consistem em pintura, adequação dos banheiros e lavatórios, além da reforma do bicicletário, que deve ter maior segurança.
Também foi anunciado que a empresa Ajinomoto já procurou a Prefeitura para a instalação de uma loja para seus produtos em um dos boxes disponíveis no Terminal. A intenção é comercializar uma marca de macarrão instantâneo para os usuários do transporte municipal.



   



Enquete

Você é a favor da elevação de Suzano à estância turística?

Canais rede ds

Horóscopo

Publicidade


Colunas do dia

Guerra e Paz

Cem anos se passaram da 1ª Guerra Mundial, com início na Europa...

Rede DS de Comunicação - Todos os direitos reservados