Endereço: www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=268903

Data da impressão: 18 de setembro/2014

18 de setembro/2014

Ed.9933

Chuvas prejudicam plantações e produtores estimam perda de 20%

Diário de Suzano ed.: 9639 - 08 de outubro de 2013



A chuva que caiu na cidade nos últimos dias já está prejudicando as plantações. Isso porque a água facilita a proliferação de micro-organismos, que atacam as hortaliças. Em uma propriedade no bairro Rio Abaixo, no Distrito do Boa Vista, um produtor disse que já tem uma perda de 20% na plantação de alface.
Se continuar chovendo, ele teme que as perdas sejam ainda maiores. "A gente colhe a alface em 45 dias quando chove. Mas, existem "poréns". A gente planta, mas não tem aquela expectativa de colher, porque a planta começa a apodrecer. Em parte a gente colhe, mas não é 100%", atentou o produtor rural Orlando Alves dos Santos, de 49 anos.
Conforme atentado por ele, a época de chuva é considerada a pior do ano quando o assunto é agricultura. "É o que mais prejudica. Quando o verão chega é pior porque a chuva é "pesada" e com granizo"".
Um dos produtores do bairro Chácara Mea, no Boa Vista, Guerino Ramalho Pagels Neto, apontou que ao contrário de Santos, a chuva até ajudou na plantação. "Não tive nenhum prejuízo até agora. Na verdade, esse clima é até melhor. Mas, se continuar chovendo, pode começar a estragar as hortaliças". No local, além de alface, ele planta coentro e repolho.
O produtor destacou ainda que o clima "diferente" o pegou de surpresa. "A chuva veio cedo. Era para vir depois de Finados. Esse ano adiantou bem. Eu até calculei que ia ter seca e até iria ficar pior do que estava", disse, lembrando quando o calor estava intenso. "O clima está meio diferente mesmo. Uma época dessa, frio? Já era para estar esquentando", completou.

RECEIO Apesar de, assim como Guerino, não contabilizar perdas por enquanto, um terceiro produtor, do Jardim Santa Inês, disse que o receio é grande com as chuvas. "No verão as chuvas são fortes e aqui alaga tudo. O prejuízo é muito grande", disse Reginaldo da Silva, de 42 anos, enquanto colhia parte da couve plantada. "Aqui, o verão é a pior época do ano. São cinco meses com a produção parada. Tenho que recolher tudo, guardar e ,depois que passar a época, colocar tudo de novo".
Para gerar sustento, o agricultor disse que o jeito é dar "pulos por fora". "Faço bicos até passar a chuva toda e começar tudo de novo".

CLIMA Segundo dados do site Climatempo, até domingo não há previsão de chuva para a cidade. A temperatura começa a subir e pode chegar aos 31ºC no domingo. No entanto, as noites e as madrugadas continuam frias. As temperaturas mínimas vão oscilar entre 11ºC e 14ºC. Mesmo não registrando chuva ontem, por diversas vezes, a garoa caiu por diversos pontos da cidade. A estimativa é que volte a chover a partir da próxima segunda-feira até o dia 17.





Enquete

Você é a favor da elevação de Suzano à estância turística?

Canais rede ds

Horóscopo

Publicidade

Colunas do dia

O que uma boa liderança pode fazer pela sua empresa

As empresas são resultado de trabalho coletivo, que só...

Rede DS de Comunicação - Todos os direitos reservados