Em comemoração aos 23 anos de atividades do Contadores de Mentira, o grupo inicia nesta sexta-feira (3), a programação da 3º edição do Festival "E(s/x)tirpe - Encontro para Celebração e Rito", onde serão realizadas apresentações como: teatro, circo, dança, shows musicais, intervenções urbanas, ritos, rodas de conversas, oficinas, entre outros.
A programação que seguirá até domingo, dia 12, contará com 28 atividades, com entrada gratuita ao público.
“Não é um festival apenas de atrações - embora também cumpra esta função - mas, sobretudo, um encontro de luta, de potência, de força, e acúmulo de energia que nos revigorem e afirmem o fazer”, explica a gestora e atriz do grupo Daniele Santana.
As atividades do Festival de Teatro, acontecerão nos bairros Parque Maria Helena, no Jardim Gardênia Azul e no Centro. O festival também abre uma nova fase do grupo, depois do anúncio de fechamento de sua sede, em maio, oficializando sua saída no mês passado.
Além disso, desde o início do ano passado, o grupo realizava reuniões com poder público afim de encontrar saídas dentro da política pública municipal para a continuidade das atividades da companhia na cidade.
Com isso, após alguns meses de diálogo, o grupo conquistou a cessão pública de um terreno no Parque Maria Helena, onde poderão seguir com suas ações. "Para nós foi uma grande conquista, há anos lutamos por políticas públicas para a cultura em nossa cidade e estado, a cessão deste terreno é resultado de anos de serviços prestados a Suzano, da compreensão do bem comum, e da sensibilidade e entendimento histórico por parte das secretarias envolvidas e do próprio prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR)”, afirma Daniele.
Atrações
Dentre as programações do Festival E(s/x)tirpe, será realizado nesta sexta-feira, às 20 horas, o espetáculo Ledores no Breu, da Cia do Tijolo de São Paulo. A peça será apresentado no antigo espaço do teatro dos Contadores, na Rua Maria de Lourdes Molina Vieira, no Parque Maria Helena
Já neste sábado (4), a intervenção Literatura e Paisagismo: Revitalizando a Quebrada, realizado pelo escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, poderá ser conferida na Rua Doutor Isak Ogume (ao lado da UBS), no Parque Maria Helena. No mesmo dia, a peça O Princípio do Espanto, será realizado, às 20 horas, no antigo espaço do Contadores, em Suzano.
No domingo (5), dia 5, o espetáculo Brincantes Ambulantes, do grupo Girandolá, também realiza sua apresentação das 17 às 22 horas no mesmo local. Outras atividades que também serão realizadas no festival, serão as oficinas teatrais. A primeira oficina, intitulado Teatro e Pedagogia, será apresentada na próxima segunda-feira, às 14 horas no Teatro Armando de Ré (Rua General Francisco Glicério, 1354 - Centro).
E a oficina Eu, você, nós! Aqui e Agora... 1...2...3!, será realizada na terça-feira, às 15 horas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul.
A programação completa das atividades também pode ser conferida por meio da página no Facebook Teatro Contadores e no Instagram @contadoresdementira.