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Após sucesso na TV e no cinema ‘Os Dez Mandamentos’ vira musical

15 JUN 2016 - 08h00

O desafio é quase bíblico: depois do grande sucesso de "Os Dez Mandamentos" como novela e filme, ambos produtos criados e popularizados pela TV Record, como convencer público e crítica que “Os Dez Mandamentos - O Musical” não é mais do mesmo? Foi esse o desafio que o empresário Sandro Chaim se auto impôs ao decidir, em fevereiro, que investiria no espetáculo. "Minha intenção é a de oferecer um produto que agrade não apenas aos religiosos, mas também toda a família", disse ele, apostando suas fichas no trabalho final, que estreia na próxima sexta-feira, em São Paulo.

Para comprovar a independência criativa do musical - mesmo que laços comerciais ainda o prendam à Record -, Chaim buscou unir o talento com o inusitado. Para começar, montou uma equipe com profissionais de primeira linha, como a diretora e coreógrafa Fernanda Chamma e os atores Julio Mancini (Moisés), Thiago Machado (Ramsés), Ivan Parente (Anrão), Tassia Cabanas (Zipora) e Bruna Pazinato (Nefertari), entre outros. Todos com comprovada experiência no gênero.

Ao mesmo tempo, “Os Dez Mandamentos” é o primeiro musical brasileiro com efeitos sensoriais, ou seja, propõe surpresas físicas aos espectadores - na cena da abertura do Mar Vermelho, por exemplo, ventiladores instalados no teto do teatro começarão a funcionar, espalhando um vapor perfumado. Em outra cena emblemática, a invasão dos gafanhotos como uma das pragas aplicadas por Moisés, pequenas reproduções em papel do bichinho também chegarão à plateia. "E, no momento em que Moisés tocar a água do rio com seu cajado e essa se transformar em sangue, uma pequena fonte localizada na lateral do palco também despejará água vermelha", informa Chaim, orgulhoso.

O que se pode chamar de joia da coroa, no entanto, é um imenso painel de LED de altíssima resolução e medindo 13 metros de comprimento por 4,5 metros de altura, instalado no fundo do palco. Por ele, serão exibidos todos os cenários do musical, da aldeia onde vivem os hebreus ao palácio de Ramsés - no total, 65 cenas utilizarão as imagens desse telão. Momentos impactantes também não vão faltar, como a árvore flamejante que, representando Deus, vai oferecer as placas com os Dez Mandamentos a Moisés, e, finalmente, a tão esperada abertura do Mar Vermelho, que promete espanto.

Para criar um efeito de terceira dimensão, haverá ainda uma cortina fina, quase transparente, que descerá em determinados momentos na boca do palco, deixando os atores entre ela e o telão de LED. O valor do investimento não foi divulgado, porém a imprensa estima que, apenas para levantar o espetáculo, foram investidos cerca de R$ 3 milhões, sem contar o custo da manutenção.

Tanta parafernália torna-se secundária, porém, diante do talento e da missão do elenco. Afinal, a história de Moisés, desde o nascimento, o crescimento ao lado de Ramsés, até o ato de rebeldia ao buscar a libertação dos judeus e a fuga com seu povo, é contada em apenas duas horas, o que torna o musical com cenas mais curtas e com um ritmo cinematográfico.

Nessas condições, a concentração tem de ser máxima. "Aqui, a resistência vocal é mais exigida que em outros musicais", conta Thiago Machado, que ostenta um currículo de várias produções, como "Mudança de Hábito" e "We Will Rock You". "As canções têm uma pegada pop, à la Disney, e não são apenas religiosas, como muitos ainda pensam." Como o ritmo é mais rápido, o ator entende que a história tem de se concentrar em poucos fatos, justamente aqueles mais precisos.

“Os Dez Mandamentos - O Musical” é uma realização conjunta entre a Rede Record e a Chaim Produções. Segundo Sandro Chaim, autor da ideia de transportar a história bíblica para o palco, a emissora é responsável pela divulgação de mídia e pela liberação do uso do texto original, que inspirou a novela, o filme e agora o teatro. Levantar o musical, portanto, foi sua missão. "Converso muito com os executivos da emissora, que nos ajudam com dicas, mas a produção tem a nossa assinatura", conta Chaim, que não utilizou leis de incentivo.

Como detentora dos direitos do roteiro, a Record preocupa-se com sua integridade. Assim, tornou-se comum a presença de câmeras da emissora durante os ensaios que, além de captar imagens para reportagens, também colhe material para checagem do bom uso do texto.

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