Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
Pmmc Sarampo
SOUZA ARAUJO
PMMC COVID SAÚDE
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Comunidade do Conto debate ‘Periferias Urbanas’ na quarta-feira

27 MAI 2016 - 08h00

Retratar a periferia em questões que estão além da violência e da carência é um desafio que os escritores da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) terão este mês com o Comunidade do Conto. O projeto, que nesta edição abordará o tema "Periferias Urbanas", com a mediação da antropóloga Érica Peçanha do Nascimento, será realizado na próxima quarta-feira, a partir das 19 horas, na Sala de Teatro da companhia "Atores InSanos", abrigada na Faculdade Piaget (Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Parque Suzano). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A iniciativa que visa o aprimoramento da técnica literária contará ainda com a participação do escritor Escobar Franelas, de São Miguel Paulista, membro do projeto Casa Amarela, e do escritor Rodrigo Ciríaco, que reforçarão as discussões sobre o tema proposto.

O escritor suzanense, membro-fundador da ACLB e responsável pelo projeto, Ademiro Alves, o Sacolinha, explica que a escolha do tema surgiu da necessidade de propor uma reflexão mais recente da antropologia urbana, no intuito de incentivar produções que abarquem outras facetas das muitas periferias existentes no País.

"Falar sobre periferia tem sido uma marca da literatura brasileira na contemporaneidade, mas muito pouco se ficcionaliza os aspectos que estão para além da carência e violência, tais como as relações de sociabilidade e lazer, as formas particulares de organização social e de ativismo político", diz.

A participação de escritores Franelas e Ciríaco prometem enriquecer as produções ao proporcionar um intercâmbio de ideias e trazer inovação às discussões.

"A vinda de convidados sempre contribui para trazer um olhar diferenciado sobre o assunto debatido e isso reflete no amadurecimento de nossas produções, que saem do trivial e abarcam outros pontos de vistas", acrescenta.

Inspirado no Clube do Conto, da Paraíba, o projeto Comunidade do Conto da ACLB é realizado toda primeira quarta-feira do mês com o objetivo de estimular o aprimoramento da técnica literária. Num mês os escritores se reúnem para discutir o tema proposto, que conta sempre com a mediação de um convidado que é referência no assunto, e no outro voltam para apresentar e debater suas produções.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias