terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Conselho do Patrimônio Cultural quer preservar Igreja do Baruel

Nova lei vai apresentar políticas e ações de preservação de bens de relevante importância para Suzano

24 agosto 2019 - 23h38Por Daniel Marques - de Suzano
A Igreja Nossa Senhora da Piedade, mais conhecida como Igreja do Baruel, deve ser um dos patrimônios históricos de Suzano a serem preservados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.
 
De acordo com a Secretaria de Cultura, em todos os debates realizados até hoje pelo conselho, houve consenso sobre a preservação do local, que é o Marco Zero da municipalidade. Outras preservações ainda serão definidas.
 
A nova lei vai apresentar políticas e ações de preservação de bens de relevante importância para Suzano. Os marcos materiais e imateriais a serem preservados serão definidos por meio de debate com a sociedade.
 
Funcionamento
 
O cidadão ou órgão da cidade vai apontar um bem a ser preservado. Depois disso, os órgãos municipais darão o parecer. Em seguida a população vai opinar se o patrimônio deve ou não ser preservado para, depois, o caso ser passado ao conselho competente.
 
A preservação pode passar por pesquisas, publicações, educação patrimonial da população, preservação de fachadas e volumetria, tombamento, entre outros.
 
A Secretaria de Cultura de Suzano entende ser essencial a preservação de marcos físicos da história da cidade. "O município é jovem e tem poucos marcos físicos de sua história. Por isso, é urgente que estes poucos ícones que contam a história da formação e evolução do município sejam preservados", afirma a pasta.
 
Além de encaminhar o projeto de lei sobre patrimônio cultural ao Legislativo, a Secretaria de Cultura vai entregar, ainda em 2019, serviços que tratam da memória e preservação de bens da cidade, como a inauguração do Casarão da Memória - museu que vai contar a história da cidade, o lançamento do site "Memória e Futuro Suzano", além da ampliação do "Memória Viva".
 
A entrega da revitalização do sítio histórico do Baruel também foi destacado pela pasta.

Deixe seu Comentário

Leia Também