Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Contadores de Mentira realiza festival de arte ‘E(X/S)tirpe’ em Suzano

12 AGO 2016 - 08h00

O grupo Contadores de Mentira realiza até o próximo dia 20, o Festival "E(X/S)tirpe - Encontro Para Celebração e Rito". A programação traz 20 atrações a serem exibidas em diversos dias. Hoje, o público poderá conferir a exibição do documentário "Histórias de Retalhos ou 80 Dias Parlembembando Por Aqui", às 18 horas. A entrada é gratuita. Todas as atividades ocorrerão na sede do grupo localizada na Avenida Major Pinheiro Froes, 530, no Parque Maria Helena.

O vídeo é uma produção do Grupo Teatral Parlendas, de São Paulo. Durante 80 dias, o grupo esteve em viagem pelo interior do País e coletou histórias de povos distintos, com ritos coloridos e festivos, e que defende suas lutas e crenças. Todas as cidades visitadas apresentavam baixo índice de desenvolvimento econômico, cada uma com particularidades de clima, vegetação e cultura.

As imagens coletadas traduzem a diversidades desses povos. O documentário tem o objetivo de descentralizar as questões que são recorrentes em muitos territórios brasileiros. A estética do vídeo reflete as condições de sua produção e o ritmo intenso do trânsito vivido durante os dias de viagem. O objetivo do grupo Parlendas é utilizar o documentário como veículo de ensino e aprendizagem, focando na reflexão sobre os aspectos culturais, históricos, literários e políticos das regiões periféricas do Brasil.

O festival traz, também na programação de hoje, uma apresentação musical intitulada "Sound Sujo", às 19 horas. A duração do evento será de 40 minutos e levará ao público ritmos como ska, reggae e rap.

E para finalizar o dia, às 20 horas, o local recebe o espetáculo teatral "Mephisto Injustiçado" do grupo Bando Trapos, de Campo Limpo. A montagem tem duração de uma hora e classificação etária de 12 anos. A peça vem para questionar a "lógica de Deus".

sinopse

Ao anunciar um grande espetáculo, Mephisto seduz os espectadores a entrarem em um antigo espaço teatral abandonado, com a promessa de que verão um inesperado espetáculo. Sua verdadeira intenção é selecionar entre os espectadores anônimos um elenco formado por alguns miseráveis, que segundo ele, são o resultado da lógica de Deus. Entre todos, quatro figuras "bufonescas" são selecionadas como suas protagonistas. Aos poucos, atores e espectadores vão sendo conduzidos por ele a encenar e viver momentos criados por sua obsessão em exigir que Deus se apresente pessoalmente e escute a acusação que inocentaria Mephisto de sua injusta condenação. Como Deus o ignora, Mephisto procura encontrar um modo inevitável para chamar sua atenção. No caminho ilógico de um Mephisto que questiona a lógica de Deus, nos perguntamos diversas vezes o que é real, o que é teatro, o que é demoníaco e o que é divino em todos nós.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias