Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 29 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubro
PMMC OUT ROSA
PMMC MULTI 2020
PMMC COVID VERDE

Ex-fotógrafo do DS é premiado em São Paulo com a foto do ano

16 JUN 2016 - 08h00

No início do ano 2000, o fotógrafo Werther Santana, de 34 anos, iniciava sua carreira no DS. Era um sonho antigo. Ficou praticamente um ano fotografando as mais importantes pautas de Suzano e região. Do DS consolidou sua brilhante carreira em jornais, como Agora SP, Folha, Diário de S. Paulo e agora O Estado de S. Paulo. O reconhecimento do trabalho veio com a premiação da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP) com a foto do ano. A foto foi feita quando a Polícia Militar de São Paulo cumpria reintegração de posse da comunidade Nelson Mandela, em Osasco (SP), às margens do Rodoanel. A imagem da mulher desesperada vendo seu barraco pegando fogo foi considerada a melhor pelos jurados na categoria principal: Foto do Ano.

O registro, batizado de "Sonho em Chamas", foi feito por Werther Santana em julho do ano passado.

A foto foi publicada no jornal Metro (adquirida no banco de imagens da Agência Estado) e registra a personagem em desespero ao ver o incêndio.

"Foi um momento importante para a fotografia. Estava desde cedo na comunidade. Por volta das 10 horas consegui fazer essa foto", conta Werther, que considera o início de carreira no DS, o ponto de partida para o sucesso de sua profissão.

Para ele, "fazer fotojornalismo diário é matar um leão por dia". "Saio todo dia de manhã para fazer a melhor foto", disse.

IMPRENSA SINDICAL

O fotógrafo lembra também que passou pela Imprensa Sindical, como freelancer em trabalhos para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Para ele, existem características próprias que o fotojornalista deve ter, como coragem, determinação, ser paciente e esperar o momento certo, sensibilidade e, também uma boa dose de sorte. "Tudo isso é importante na hora de se fotografar", afirmou.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias