sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Ex - jornalista do DS, Fábio Mendes, é finalista em prêmio literário

Autor concorre ao Prêmio Livro-Reportagem Amazon com a obra "Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958"

16 janeiro 2019 - 23h38Por de Suzano
O jornalista Fábio Mendes foi anunciado como um dos finalistas do Prêmio Livro Reportagem Amazon, concedido pela gigante internacional do mercado literário em parceria com a Editora Record e o portal Jornalistas & Cia. O anúncio foi feito na última terça-feira, 15.
 
Ex-repórter e chefe de Reportagem do DS, Mendes concorre ao prêmio com o seu primeiro livro, "Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958". 
 
Lançado no ano passado, dentro das comemorações dos 60 anos do primeiro título mundial do Brasil, o livro conta como a seleção brasileira precisou vencer o racismo para atingir a glória.
 
O livro foi produzido de forma independente. Para viabilizar o lançamento, Mendes realizou uma campanha de financiamento coletivo, também conhecida como crowdfunding ou vaquinha virtual.
"Lançar um livro de forma independente no Brasil exige um esforço hercúleo. Por isso, a indicação já é uma grande vitória, pois representa um reconhecimento do trabalho realizado", comenta Mendes.
 
O Livro
 
"Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958" conta como alguns atletas, como Pelé e Garrincha, chegaram a ser afastados do time titular por causa da cor da pele. 
 
A situação mudou graças à pressão exercida pelo próprio elenco, somado ao desempenho insatisfatório nas primeiras partidas. Com os jogadores negros e mestiços reabilitados, o Brasil enfim seguiu para conquistar o título.
 
"Até 1958, era comum falar que jogadores negros e mestiços não tinham condições psicológicas de disputar jogos decisivos. Essa tese era reforçada cada vez que a seleção era eliminada em uma Copa do Mundo ou outra competição importante".
 
O autor lembra que, mesmo em 1958, a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo com um time quase que inteiramente branco. 
 
"Apenas do decorrer do campeonato os principais jogadores ganharam a titularidade. Hoje, é impensável imaginar uma situação em que jogadores como Pelé e Garrincha ficassem no banco de reservas."
 
Autor
 
Fábio Mendes tem 42 anos e 18 anos de jornalismo. Já trabalhou em veículos como Folha de São Paulo, R7, Yahoo! e Band.com. 
 
Também trabalhou como diretor de jornalismo da Prefeitura de Jacareí e coordenou diversos projetos de Assessoria de Imprensa na capital. 
 
Desde o lançamento do livro, Mendes tem participado de vários eventos para falar sobre racismo no futebol. 
 
Em novembro do ano passado, mediou um debate entre jornalistas e intelectuais no Museu do Futebol, em São Paulo. 
 
Além dele, outros três finalistas também concorrem ao prêmio, sendo: "Jornal da Tarde: Uma Ousadia que Reinventou a Imprensa Brasileira", por Ferdinando Casagrande; " O Infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil", por Raphael Gomide; e "O Mário do rádio", por Tatiana Lanzelotti.

Deixe seu Comentário

Leia Também