quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Grupo Contadores de Mentira oferece aulas gratuitas online

Atividades acontecem em formato virtual devido ao período de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

25 março 2021 - 15h00Por de Suzano

O grupo susanense Contadores de Mentira retoma projeto de formação cultural e cidadã “Atuadores de barro na cidade de concreto” para Suzano.

As atividades acontecem em formato virtual devido ao período de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E são gratuitas.

Duas oficinas estão sendo ofertadas para este mês de março em dois eixos: Multiplicadores Culturais e Formação teatral. O primeiro eixo é a oficina “Memórias do Teatro negro em São Paulo” com a atriz e pesquisadora Jéssica Nascimento. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e acesso à internet, não necessita ter experiência em teatro ou qualquer outra linguagem artística. Ao todo, são quatro encontros. Dois já aconteceram nos dias 23 e 24, outro acontece hoje (25) e o último amanhã (26) das 19 às 21 horas, pela plataforma google meet.

A segunda oficina é no eixo Formação Teatral e traz a oficina “Teatro e ancestralidade” com a atriz e arte educadora Pamella Carmo. A oficina é destinada a artistas das artes da cena e estudantes de artes cênicas maiores de 16 anos. Serão quatro encontros, nos dias 27, 28, 29 e 30 de março, também pela plataforma google meet.

Para se inscrever basta entrar em contato pelo número (11) 95555-6566.

O grupo que há 26 anos atua na cidade e oferta ações para toda a região tem seguido suas atividades de maneira virtual durante toda a pandemia.

 Em 2020 realizou:

  • Campanhas de conscientização e cuidados com a saúde;
  • Vídeos curtos com imagens inéditas de bastidores e sala de ensaio;
  • Um documentário com artistas nacionais e internacionais sobre o como perspectivas sobre a arte na pandemia intitulado “Do labirinto se sai por cima”;
  • Exibição do documentário “Adiós Paraguay” produzido pelo grupo em 2019, em viagem ao Paraguai, Argentina e Uruguai para a pesquisa da obra teatral de mesmo nome.
  • Exibição do documentário “Teatro e ancestralidade – Cuba”, produzido em 2019 em viagem à Cuba numa turnê para intercâmbio cultural e trocas de atividades de formação teatral.
  • Conversas online “Cultura Hoje”, em parceira com o Galpão Arthur Netto, trazendo convidadas (os) de diversas áreas da cultura para discussões culturais e sociais.
  • Exibição de vídeos produzidos em casa pelos artistas do grupo.
  • Exibições de gravações das obras do grupo.
  • Participação em bate papos online de outros grupos e instituições sobre arte e cultura.
  • Realização de oficinas online, teóricas e práticas.
  • Realização da Exposição virtual: Sob Suas lentes, que reuniu trabalhos de 10 fotógrafas (os).
  • Realização do festival MiX em parceria com a secretaria de cultura de Suzano por meio da Lei Emergencial para a cultura Aldir Blanc, o festival foi contou com mais de 200 artistas participantes da cidade de Suzano.

Em 2021 produziu:

  • Transmissão de obras de outros grupos em seu canal no youtube.
  • Integrou o livro “Teatro de grupo” organizado pelo pesquisador  Alexandre Mate e Marcio Aquiles que reúne 194 coletivos de São Paulo.
  • Estreou o Projeto “Quem Taria” que traz obras de grupos e bandas de diversas partes para comporem a programação do Teatro Contadores de Mentira online. O projeto já teve duas edições: A primeira com a banda Moela de gato de Mogi das Cruzes e a segunda com o grupo Teatro D’Aldeia de São José dos Campos.

Para outras informações procure o grupo nas redes sociais: Facebook Teatro Contadores de Mentira, Instagram @contadoresdementira, YouTube Contadores de Mentira.

Deixe seu Comentário

Leia Também