quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Jornalista Fábio Mendes lança livro 'Campeões da Raça' sobre a Copa de 58

Obra aborda racismo que quase afastou Pelé e Garrincha da seleção brasileira. Evento acontece no dia 18 em Mogi

08 agosto 2018 - 23h55Por de Mogi
Em 1958, a seleção brasileira conquistou pela primeira vez a Copa do Mundo, revelando uma geração de jogadores excepcionais como Pelé, Garrincha, Didi e Djalma Santos. No entanto, para chegar à glória, esses jogadores tiveram de enfrentar não apenas as adversidades comuns ao esporte, mas também o intenso preconceito racial que vigorava no futebol brasileiro de então. Esta é a história retratada no livro "Campeões da Raça - Os Heróis Negros da Copa de 1958", que terá sessão de autógrafos em Mogi no próximo sábado, dia 18.
 
O evento começa às 20 horas no Casarão da Mariquinha, no Largo Bom Jesus. O autor do livro é o jornalista Fábio Mendes, que iniciou sua carreira em Mogi das Cruzes. O prefácio do livro foi escrito por Mauro Beting, um dos mais respeitados jornalistas esportivos do País.
 
Para produzir o livro, Mendes entrevistou jogadores, dirigentes e jornalistas que viveram a saga da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958. O trabalho trará relatos exclusivos e também fotos e reportagens do período.
 
"Estamos acostumados a ler e ouvir as histórias de 1958 sob uma visão mais lúdica, de grandes malabaristas da bola que foram à Suécia, deram um show em campo e conquistaram o título. Mas os jogadores tiveram de lutar muito contra o preconceito racial para chegarem à glória", explica o autor.
 
O lançamento do livro coincide com os 60 anos da conquista brasileira nos campos da Suécia. Hoje, os atletas que disputaram o torneio são vistos como heróis, mas Mendes frisa que nem sempre foi assim. "Até 1958, era comum se disseminar a ideia de que jogadores negros e mestiços não tinham condições psicológicas de disputar jogos decisivos. Essa tese era reforçada cada vez que a seleção era eliminada em uma Copa do Mundo ou outra competição importante".
 
O autor lembra que, mesmo em 1958, a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo com um time quase que inteiramente branco. "Apenas do decorrer do campeonato os principais jogadores ganharam a titularidade. Hoje, é impensável uma situação em que jogadores como Pelé e Garrincha ficassem no banco de reservas", aponta.
 
Livro
 
"Campeões da Raça" aborda o rico e conturbado cenário do futebol brasileiro na década de 1950. Além de uma contextualização sobre a inserção do negro nos primórdios do futebol, o livro relembra passagens marcantes da seleção brasileira desde o Mundial realizado no Brasil, até a conquista definitiva do mundo nos gramados da Suécia, oito anos depois.
 
Em toda essa trajetória, vários craques despontaram para o futebol mundial, mas também foram violentamente arrancados do cenário esportivo. Não raro, vítimas do racismo. "Quando começou a ser montada a delegação que viajaria para a Suécia, o preconceito racial mostrou a sua cara de forma terrível", explica Mendes. "Por isso, não é exagero chamar os jogadores de 1958 de 'heróis'. Eles realmente tiveram de superar obstáculos nos quais muitos sucumbiram".
 
Financiamento
 
Para viabilizar o lançamento do livro, o jornalista criou uma campanha de financiamento coletivo, pelo site Catarse, especializado em ajudar autores a viabilizarem financeiramente seus projetos.
"Sempre fui fascinado por essa história de superação. Ela revela muito de nossas riquezas e mazelas. Lançar esse livro é um sonho antigo e o financiamento coletivo foi a oportunidade que encontrei para realizá-lo", completa o autor. 
 
Para mais informações, através do site copade58.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também