Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 12 de dezembro de 2018

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/12/2018
PMMC BAZAR SOLIDARIO 2018
MRV DEZEMBRO - 13º EM DOBRO
PMMC DEZEMBRO - SALA DO EMPREENDEDOR

Lançamento do livro 'Águas do Alto Tietê' acontece hoje em São Paulo

25 FEV 2016 - 08h00

Os autores Arnaldo Kutner, Marco Antonio Palermo e Renato Zuccolo lançam hoje, às 19 horas, o livro "Águas do Alto Tietê", no Instituto de Engenharia em São Paulo. O livro aborda a evolução histórica dos principais projetos e obras realizados nesta bacia cujo território coincide com a Região Metropolitana e das cidades da região. Além da parte técnica, o poema "Tietê", do escritor Mario de Andrade, que foi musicado pelo compositor Ronaldo Miranda, no CD intitulado "Tríptico do Tietê", integra o livro.

A obra traz diversas propostas para o Rio Tietê que, se tivessem sido realizadas, transformariam São Paulo em uma cidade diferente do ponto de vista urbanístico. Os autores começaram a escrever o livro em 2008 e o mesmo foi concluído no ano passado.

O engenheiro civil formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marco Palermo, afirmou que o livro foi fruto de experiência dos três profissionais que desenvolveram a história do rio e as principais mudanças que ocorreram durante as décadas. "Antigamente o Rio Tietê estava muito ligado à vida das pessoas, agora nem tanto. Falamos com bastante ênfase sobre a poluição, a despoluição e também sobre os problemas cotidianos que enfrentamos no local", disse.

“A cidade se transformou, teve o maior crescimento já registrado em 100 anos no Ocidente e hoje sofremos com as consequências dessa política, inundações frequentes e intensas, estiagens severas, mudanças no clima, assentamentos precários nas áreas de mananciais e a incontrolada poluição dos rios urbanos”.

Palermo ressaltou que a principal importância do livro é o aprendizado que os leitores têm em saber como podem enfrentar as consequências da urbanização. "A urbanização gerou a poluição. O livro termina com a proposta de como produzir um novo Rio Tietê, como seria essa mudança".

O processo de elaboração dos autores foi feito por meio de reuniões semanais onde desenvolveram uma estrutura e ao longo do tempo foram aprimorando os assuntos. "O capítulo da representação artística foi feito no último ano, fizemos o CD para ficar mais atrativo. Nós incluímos assuntos como a crise hídrica, além da questão de saneamento que esta ligada as doenças como dengue e o zika vírus. Este foi um dos destaques", finaliza Palermo.

O Instituto de Engenharia fica localizado na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Marina, em São Paulo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias