Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 31 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 31/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubro
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC COVID VERDE

Mogi realiza ação para dar ajuda de custo aos artistas durante isolamento

Cultura de Mogi abre chamamento público para ajudar classe artística com custo, durante pandemia do Covid-19

Por De Mogi19 MAR 2020 - 20h51
Valores pagos serão apenas ajuda de custo para artistas trabalharem on-lineFoto: Divulgação/PMMC
Em função das recomendações em torno do isolamento social, por conta do novo coronavírus (Covid-19) haverá naturalmente um impacto sobre aqueles que dependem de espaços físicos para apresentarem e/ou comercializarem seu trabalho. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de abrir um chamamento público para a realização da Mostra Virtual de Artes: A Arte Não Esqueceu de Você. 
 
O objetivo é contratar artistas e profissionais mogianos do segmento da arte e da cultura que dependam financeiramente das atividades culturais por um período de três meses, como uma forma de apoio à atual situação enfrentada.
 
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, lembra que esta é uma ação direcionada àqueles que efetivamente dependem dos recursos provenientes da execução de atividades artísticas para a sobrevivência.
 
Nos casos em que a pessoa tenha alguma outra fonte de renda, o pedido é para que ele não se inscreva e deixe essa oportunidade a um colega em situação mais vulnerável.
 
Algumas das áreas naturalmente mais impactadas são a música, o teatro, a dança, o cinema, o artesanato e outros compatíveis com a linguagem de audiovisual.
 
Além do apoio financeiro, o objetivo é que os artistas possam, com essa ajuda, desenvolver conteúdos virtuais, para que dêem continuidade às suas atividades artísticas, porém fazendo uso de canais eletrônicos, como sites e as redes sociais.
 
“Nosso objetivo é diminuir o impacto sócio-econômico no setor cultural em Mogi das Cruzes e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população por meio da contratação de artistas e profissionais da arte e cultura, para a produção e a disponibilização de conteúdos virtuais tais como: shows, apresentações, tutoriais, vídeo-aulas, demonstrações, fóruns, saraus”, explica Sartori.
 
O secretário detalha ainda que não se trata do pagamento de um cachê e sim de uma ajuda de custo, para que essas pessoas desenvolvam atividades on-line. “Além do apoio direto ao artista, nossa mostra virtual possibilita que as pessoas em momentos de isolamento também tenham acesso a atividades culturais.
 
Nos últimos dias, já temos visto vários artistas começando esse movimeto com lives, apresentações vídeo-aulas, tutoriais, todos ligados à cultura”, acrescenta.
 
Os valores a serem pagos estão baseados no Edital 045/2019, que regra a contratação de todos os profissionais da arte, cultura e turismo. O chamamento também está alinhado às metas do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 7.536/2019): Eixo 1, Meta 4, Ação 1 / Eixo 3, Meta 1, Ação 5 / Eixo 4, Meta 1, Ação 3.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias