Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 09 de março de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/03/2021
CENTRO MÉDICO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Poá inaugura hoje Livroteca no Opereta

27 AGO 2016 - 08h00

A primeira Livroteca de Poá será inaugurada hoje no Espaço Cultural Opereta, localizado na Rua Doutor Emílio Ribas, 168, Vila Sopreter. O evento tem início partir das 20 horas com um sarau. Diversos artistas da cidade e região confirmaram presença, entre eles, o cantor e ator Jhony Uriel, Helder Vinhola, escritora Jussara Melo, poeta Magno Oliveira, artista plástico, Anderson Benardelli.

A Livroteca será inaugurada com 150 livros que ficarão à disposição dos poaenses. Gibis, livros infanto juvenil, infantil, comédia, poesias entre outros gêneros e revistas. Para agitar e movimentar o espaço, o grupo que coordena o projeto fará periodicamente diversas atividades como roda de leitura e contação de história. O grupo responsável por esta política pública é formado pelo partido-movimento em formação RAiZ Movimento Cidadanista Poá, Associação Grupo Esperança, IFAB Instituto de Formação Augusto Boal, Associação Cultural Opereta que cede o espaço para abrigar a Livroteca, além de escritores poaenses.

O projeto começou a nascer no município em julho de 2015, durante o fórum RAiZ de Cultura - Bibliotecas, o membro da RAiZ, Magno Oliveira apresentou o projeto. Após o fórum, os participantes se organizaram e promoveram um grupo de discussão, mais tarde a equipe se tornou a organizadora da Festa Literária Itinerante Poaense (FLIPoá) e abraçaram a proposta de realizar o projeto Livroteca. Para tocar este e outros projetos culturais e educacionais de incentivo a leitura, a RAiZ criou o círculo Educação e Cultura.

"Teremos uma equipe que ficará responsável por organizar as diversas atividades para movimentar a Livroteca. Não será depósito de livros, será um equipamento cultural funcional, será uma política pública eficiente de democratização ao acesso à leitura, estudo e formação de cidadãos", relata Magno Oliveira membro. "Esta será a primeira, mas teremos uma segunda que será inaugurada na Nova Poá e nos próximos meses inauguraremos outras em todos os cantos da cidade".

Os livros foram recebidos de doação, diversos pontos de coleta na cidade serviram de base para a arrecadação.

Quem quiser colaborar doando livros ou geladeiras sem utilização pode entrar em contato por meio das fan pages: FLIPoá ou RAiZ Movimento Cidadanista Poá-SP, há ainda o e-mail: raizmovimentocidadanistapoa@gmail.com. A sede da Livroteca também poderá receber as doações.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias