quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Qual a importância da musicalização na vida da criança?

Todos podem ganhar com aquele toque musical no dia a dia

12 maio 2022 - 14h32Por da Região

Desde pequenos somos estimulados com sons, seja na barriga da mãe com músicas de amor, seja fora dela com canções de ninar. Crescemos ouvindo as mais diversas melodias e aprendemos que a música é um forte indicio cultural da região e país em que vivemos. Em suma: não há dúvidas de que a musicalização é um dos instrumentos mais importantes para crianças e adultos.

E mesmo que você não tenha aptidões ou aquele amor pela música para se tornar um músico, as melodias nos seguem por toda a vida. Chega o dia em que fica ainda mais claro todas as vantagens que a vivência entre instrumentos musicais pode nos trazer. Que tal?

Para os pequenos, um empurrãozinho no desenvolvimento

As crianças são um dos grupos com mais vantagens no contato com a música. A presença da melodia na vida dos pequenos traz vantagens como maior sensibilidade, capacidade de concentração, memória, ótimo apoio no processo de alfabetização, raciocínio matemático, estímulo a linguagem e aprendizado de outros idiomas.

Se não bastassem todos esses benefícios, uma criança que passa a ter contato direto com instrumentos musicais, tocando qualquer tipo, terá uma facilidade muito maior de se expressar, melhorar sua criatividade, trabalhar em conjunto com outras crianças, e a ter ideias pulsantes e cheias de energia.

São tantos os objetivos que algumas empresas buscam criar iniciativas nessa linha como a Torky, microfranquia especializada em serviços de reparo de instrumentos musicais. A empresa conta com o projeto musical Turma do Torkynho que tem como objetivo incluir a música de forma mais efetiva nas atividades diárias das crianças, estimulando o desenvolvimento cognitivo e trazendo de volta o aprendizado musical. A ação consiste em visitas em instituições públicas e privadas do mascote Torkynho realizando brincadeiras direcionadas conforme à faixa etária das crianças participantes. Através de um Kit Musical do Torkynho as famílias contam com uma caixa temática, enviada mensalmente aos assinantes com jogos, pequenos instrumentos, histórias e curiosidades sobre a música. Vale destacar que cada kit comercializado, uma parte do valor, será revertido para uma instituição de caridade local que trabalhe com algum projeto musical.

“Quando alguém deixa a música fazer parte da vida, esse mesmo alguém começa a sentir uma transformação e enxurrada de estímulos para tudo o que deseja fazer. Na fase da infância, as crianças tem grande potencial de desenvolvimento cognitivo por conta do aprendizado da música, e já na fase adulta podemos experimentar aquela dose de novas habilidades que ficou para trás”, afirma Márcia Gregini, criadora do projeto.

Para os maiores, aprendizado e novas habilidades

E para os adultos? O contato com instrumentos musicais não tem hora e nem idade para começar. Um adulto que inicia o aprendizado com a música é uma pessoa que poderá exercer habilidades como a paciência, a vontade de conhecer coisas novas, maior capacidade de entender seus gostos e potenciais, entre outros.

Um adulto que vive no mundo musical ainda pode melhorar a fala, exercitar a memória e a sua coordenação motora. Além disso, a medida em que o adulto se integra a aulas de música, de instrumentos etc., ele também consegue abrir novas possibilidades de prazer, lazer e inspiração para a vida tão corrida dos dias atuais.

O empreendedor ainda compartilha que “aprender a tocar um instrumento musical deveria fazer parte da vida de todos nós, assim como nos esforçamos para aprender novos idiomas. A música tem uma capacidade enorme de abrir nossa mente, nos dar mais vontade de realizar desejos e ainda estimular nossa criatividade”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também