quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

Sonoridades da região inspiram trilha exclusiva de documentário

Filme celebra o patrimônio cultural, arqueológico e ambiental da Serra do Itapeti

16 dezembro 2020 - 10h02Por da Região
Além da exuberância ambiental e arqueológica, a Serra do Itapeti também abriga tradições musicais que permanecem vivas por meio de cantigas de inspiração religiosa e cultural. E essa herança tão cara aos habitantes da região também está presente na trilha exclusiva e especialmente criada para o Serráqueos.
 
Pífanos, acordeon, violino, viola e violoncelo conduzem a música- tema, que leva o nome do longa. Além dela, foram criadas cinco miniaturas musicais para Vibrafone solo.
 
Para envolver, ainda mais, o público no ritmo da narrativa, a trilha conta com canções originais e de ritmos típicos brasileiros, como baião, maracatu, entre outros, explica o diretor musical do longa, maestro Allan Caetano de Paula.
 
Com o intuito de atingir o máximo de fidelidade – e sensibilidade – ao universo retratado por Serráqueos, o maestro contou com uma equipe de dez profissionais especializados em ritmos regionais para que nenhum detalhe e referência à proposta do filme passasse despercebida.
 
“Além das composições originais, o filme conta, ainda, com a releitura de “Pico do Urubu”, criada e interpretada por Rui Ponciano, que nos cedeu a música”, revela o diretor do longa, Rodrigo Campos.
 
Première
 
O lançamento de Serráqueos já tem data marcada, será na sexta-feira (18), às 19h, no Theatro Vasques. Devido aos protocolos de prevenção ao Covid-19, a sessão será aberta apenas à equipe de produção e patrocinadores.
 
 
Ficha técnica trilha original Serráqueos
 
Direção musical: Allan Caetano de Paula
 
Música: Tema Serráqueos
 
Composição: Jefferson Gonçalves / Fernando Seiji Ogawa / Cadu Medeiros
 
Execução: Fernando Seiji Ogawa (pífanos); Cadu Medeiros (acordeon);
 
Jefferson Gonçalves (violões); Mariana Ribeiro (violino e viola); Paulo Henrique, PH, (violoncelo).
 
Música: Miniaturas Serráqueos para Vibrafone 1, 2, 3, 4, 5
 
Composição: Fernando Seiji Ogawa
 
 
Música: Pico do Urubu
 
Composição: Rui Ponciano
 
Arranjo: Jefferson Gonçalves, Cadu Medeiros, Fernando Seiji Ogawa
 
Execução: Rui Ponciano (voz); Jefferson Gonçalves (violões);
 
Fernando Seiji Ogawa (saxofone alto); Cadu Medeiros (baixo elétrico e piano).
 
 
Contrapartida
 
Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Veran Supermercados, Colégio Santa Mônica, Província Carmelitana de Santo Elias, Colégio Gutenberg, Quasar Transporte e Logística e apoio de BTA Creative e Thor Drones. O filme deve ser exibido em sessões abertas ao público em Mogi e região, além de escola e eventualmente festivais de cinema. O projeto também prevê a realização de oficinas culturais de Produção para Documentário.
 
O longa tem direção e roteiro de Rodrigo Campos, pesquisa e assistência de direção de Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Adriano Lourijola, Alex Salti e Geraldo Arcanjo, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem de Denilson Nakajima, colorização de Marcelo Cosme, assistência de montagem de Leonardo Scavone e Rogerio de Freitas, imagens adicionais de Marcelo Cardoso, efeito visual de Felipe Paixão e Diana Santos.
 
Assista ao teaser:
 
https://www.youtube.com/watch?v=LnfLCSD6aPU&t=10s
 
 
Redes Sociais:
 
www.facebook.com/serraqueosdoc
 
www.instagram.com/serraqueosdoc

Deixe seu Comentário

Leia Também