Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 31 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 31/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pms Coronavírus - Fase Verde
Pmmc Sarampo Outubro
PMMC COVID VERDE

Suzanense lança livro de experiência fora da internet

13 DEZ 2015 - 07h00

Ao contrário do personagem Ismael, no famoso livro Moby Dick, que, entediado, achou "que deveria velejar um pouco e ver a parte aquosa do mundo", o suzanense Rômulo Cabrera, de 25 anos, decidiu não navegar mais, porém, na internet. Toda a experiência está registrada em um livro a ser lançado no próximo dia 20, às 19 horas, no Espaço Cultural Troupe Parabolandos, em Suzano.

Fruto do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Jornalismo, o autor, como sugere o título da publicação, ficou "146 Dias Sem Ela", a internet. Evitou como pôde tudo o que pudesse estar conectado a ela. Se desfez do celular e chegou até a não utilizar mais caixas eletrônicos.

"Poucas pessoas fariam o que fiz. Eu tentei, juro! Tentei convidar pessoas para participarem da experiência, mas nenhuma quis", relata. "Há muitos fatores (para não quererem se desconectar), mas a principal talvez seja essa mesma: de se sentirem excluídas, esquecidas, em certo sentido. É uma sensação estranha, posso dizer (risos)".

Adepto ao jornalismo gonzo (em que o profissional é personagem de seu próprio estudo), Cabrera viu no TCC a oportunidade de usufruir do estilo. "Eu não queria fazer um trabalho que me limitasse. Odeio trabalhos acadêmicos (reconheço que são necessários), mas não queria pôr limites no que eu queria fazer. O livro-reportagem foi o produto que atendia todas as minhas ânsias".

O estilo de seu texto, aliás, despertou interesse em diversos leitores. Mas ele afirma ter sido difícil começá-lo. "Eu queria que o texto tivesse a minha cara. Queria algo autoral". E completa. "Demorei até encontrar um fio condutor para o livro. Escrevi inúmeras coisas (como num diário), mas só no finalzinho de julho que descobri o 'fio narrativo' que queria seguir".

Questionado se sua visão sobre a internet havia mudado depois da experiência, o escritor afirma que sim. "Eu também seguia a 'manada': achava que a internet era a culpada de tudo, que a tecnologia afastava as pessoas, fragilizava os laços sociais", comenta. "Talvez o problema seja nós mesmos. Nos afastamos mais. É muito fácil (e errado) culpar as tecnologias por isso. Não são mais que extensão de nós mesmos", acrescenta.

Empolgado com a conclusão do experimento, Cabrera conta que pensa em outros projetos. "Já pensei em algumas coisas. Ser extremamente sincero por algumas semanas (como um teste, antes de uma imersão mais séria); seguir dietas estranhas. Tem mais algumas, mas estou pensando seriamente ainda".

LANÇAMENTO

"146 Dias Sem Ela", ao custo de R$ 20, será oficialmente lançado no dia 20, às 19 horas, no Espaço Cultural Troupe Parabolandos, Avenida Antonio Marques Figueira, 591. "Vai rolar um bate-papo com quem estiver por lá, vou responder algumas perguntas, falar besteiras e autografar alguns livros", informa.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias