Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 01 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/11/2020
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro

Suzano recebe exposição ‘Memórias de Wilma Bentivegna’ até 4 de julho

03 JUN 2016 - 08h00

O público suzanense, fãs e admiradores da cantora, apresentadora e atriz brasileira, Wilma Bentivegna, bem como muitos amigos que deixou em Suzano, poderão matar um pouco as saudades da artista ao visitar a exposição "Memórias de Wilma Bentivegna". A mostra entra em cartaz, hoje, e permanece até 4 de julho, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, dentro do Salão do Museu de Arte e Memória, anexo a Biblioteca Pública Municipal.

"Fora as saudades da querida amiga Wilma, temos de destacar as suas múltiplas qualidades artísticas. Não podemos deixar de reconhecer seu carinho por nossa cidade. Ela foi também professora de arte e artesanato junto a Secretaria Municipal de Cultura. Era amada por todos", declara o secretário de Cultura Suami Paula de Azevedo.

Na Exposição Memórias Wilma Bentivegna, o visitante vai observar muitas fotos, registros do início e dos tempos mais recentes de sua carreira e da atividade desenvolvida na Secretaria de Cultura de Suzano, onde ensinou a arte do artesanato, em especial a tapeçaria. Muitos troféus e prêmios que ganhou também estão expostos, como o troféu Roquete Pinto de melhor atriz, em 1954, e o prêmio "Chico Viola" pela interpretação de "Folhas verdes de verão", em 1961. Discos em vinil, originais de época, com as gravações que a consagrou como o sucesso de "Hino ao Amor", em 1959, em versão da canção francesa "Hyme à l'amour" de Edith Piaf. Trajes que fizeram parte do guarda-roupa de artista, inclusive chapéus de sua coleção, fazem parte da mostra.

A ideia da secretaria municipal é homenagear e tornar viva a memória de Wilma Bentivegna. A curadoria é de Francisca Xavier, assessora de museologia da Secretaria da Cultura, com o apoio dos artistas Pedro Neves e Policarpo Ribeiro. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A artista

Wilma Bentivegna nasceu em São Paulo, no dia 17 de julho de 1929, iniciou sua carreira aos nove anos, cantando no programa "Clube do Papai Noel", de Homero Silva, na Rádio Difusora e em seguida atuou no teleteatro na rádio Tupi, sob a direção de Otávio Gabus Mendes, em papéis infantis. Posteriormente, foi a primeira cantora a se apresentar na extinta TV Tupi, junto aos "Garotos Vocalistas", que está entre as pioneiras da televisão brasileira.

Foi apresentadora de "O Mundo é das Mulheres", ao lado de Hebe Camargo, Lourdes Rocha e Eloísa Mafalda. Mas, o grande destaque na sua carreira foi mesmo a música.

Mudou-se para a cidade de Suzano, para ficar mais próxima da mãe, contudo continuou com suas atividades artísticas em ocasiões especiais. Firmou raízes na cidade, onde passou a trabalhar na Cultura local.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias