Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 25 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Teatro da Neura fará leitura encenada no ‘Sexta Que Lá Vem História’

29 JUL 2016 - 08h00

O Teatro da Neura apresenta hoje, às 20 horas, a leitura encenada de "A História do Homem, do Jardim das Delícias à Distância, Através do Temerário Caminho da Dúvida" que aborda a relação aluno e professora, questionando o papel da educação enquanto ferramenta do sistema estabelecido. A direção é de Amabile Luz e é inspirada no texto "Se Chovesse, Vocês Estragavam Todos", de Clovis Levi e Tania Pacheco. O texto vem de encontro a discussão atual sobre a "neutralidade" dos professores em decorrência do programa Escola Sem Partido.

O espetáculo será apresentado no Espaço N de Arte e Cultura, em Suzano e fará parte da programação do projeto "Sexta Que Lá Vem História", que ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês. A produção tem ingressos no valor "pague o quanto puder". A classificação indicativa de 12 anos.

Com elenco formado pelos atores Agnes Nabiça, Felipe Lima, Pedro Zanelli e Warllen Martins, a leitura encenada conta a trajetória de um aluno, que é vítima de um sistema de ensino o qual não o incentiva a raciocinar, pois a "nova escola" é distorcida e escraviza o pensamento. Escrito em plena Ditadura Militar, na escola, o aluno convive com uma professora que o seduz e utiliza o ensino como um instrumento de poder a serviço dos interesses do Estado. Já em casa, tem familiares que foram transformados em bonecos.

"Além de se inspirar no texto de Clovis Levi e Tania Pacheco, a leitura encenada conta com cenas criadas pelos atores em sala de ensaio. Em um momento da história, a professora diz que 'quem tem dúvida, vira boneco, quem não tem dúvida, vira professor'. Isso, que poderia ser apenas uma metáfora, ganha força na materialidade da cena: a própria família do aluno, mãe e avô, são bonecos. E a trajetória do estudante é um grande esforço para adequar-se ao modelo vigente e não duvidar jamais", comenta Amabile.

Ainda segundo a diretora, "A História do Homem, do Jardim das Delícias à Distância, Através do Temerário Caminho da Dúvida" é o nome de uma das aulas, onde a professora aterroriza o aluno "provando" que, após os períodos de desenvolvimento e apogeu, as grandes civilizações ruíram por conta da dúvida. "Segundo ela, o caminho da dúvida, traçado desde Adão e Eva, que não acreditaram que seriam expulsos do Paraíso, estaria fadando a humanidade a extinção. Questionando, o homem nunca encontraria a felicidade plena, já que essa é uma condição nata dos animais, que não têm dúvidas. Assim, a escola serve para fazer com que o homem atinja a felicidade plena", revela.

SERVIÇO

O Espaço N está localizada na Rua José Garcia de Souza, 692, no Jardim Imperador.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias