Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 23 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/09/2020
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

100ª Festa do Baruel começa com missa e atrações

24 SET 2016 - 08h01

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade em Louvor ao Divino Espírito Santo, ou simplesmente Festa do Baruel, terá a sua 100ª edição nesse final de semana. Entre as atrações, estão shows musicais e caminhada até a capela. A abertura da festa acontecerá hoje, às 11 horas. Após a solenidade, haverá quermesse, bingo, shows e atrações musicais, sendo que duas delas serão cedidas pela Prefeitura, segundo Rosana Cusma, responsável pelos eventos da Comunidade Nossa Senhora da Piedade, organizadora da comemoração. Cerca de quatro mil pessoas são esperadas.

Amanhã, o evento tem início às 6 horas, com a Caminhada Amélia Bianchi. De acordo com Rosana, a estimativa é de que mil pessoas partam da Rua Barão de Jaceguai, número 500, em direção à Igreja do Baruel. Os participantes da caminhada serão recebidos com um café da manhã. Às 11 horas, uma missa será celebrada pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini e uma hora depois, terá uma procissão com os santos festeiros.

Quem tiver interessado, pode adquirir convites antecipadamente para o almoço das 12h30. Meia hora depois começam os shows musicais, congadas e Moçambique, que é uma dança tradicional. "Chiquinho & Teresa, Orquestra de Violeiros de Mauá, Grupo de Música AMA, Coral de Suzano e Banda Fluir do Espírito se apresentarão", anuncia Rosana. Luiz Henrique Pedroso Silva é um dos integrantes da Banda Fluir do Espírito, que já se apresentou no ano passado. "Nós somos da cidade e sabemos sua história. É o evento mais importante de Suzano. Estamos contentes", declarou.

Bonecos gigantes, tradicionais em festividades de Mogi, também marcarão presença na festa. A celebração continuará com a realização de um bingo às 15 horas e terá o encerramento com queima de fogos às 19 horas.

Tanto a festa, quanto a nova capela de Nossa Senhora da Piedade completarão 100 anos nesse ano. Rosana valorizou o trabalho feito no local. "Trocamos todo o telhado de lá. A igreja está toda reformada". Ela é bisneta de Roberto Bianchi, imigrante italiano que reformou o local em 1916. "Suzano começou lá. Estamos fazendo de tudo para que esse patrimônio histórico se mantenha".

Apesar da programação do final de semana, as práticas religiosas se iniciaram no dia 15 desse mês. Trata-se de uma novena a Nossa Senhora da Piedade com participação das paróquias de Suzano na Igreja do Baruel.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias