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Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
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Unidades de Saúde

18% dos pacientes deixam de comparecer às consultas marcadas em Suzano

Absenteísmo em consultas e exames agendados nas Unidades Básicas somam, no período de janeiro a agosto, 22.696 faltas

14 outubro 2018 - 08h00Por Aline Moreira - de Suzano
O percentual de pacientes que marcam consultas médicas, em Suzano, e deixam de comparecer chega a 18%.
O absenteísmo em consultas e exames agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Suzano somam, no período de janeiro a agosto, 22.696 faltas, segundo a Secretaria de Saúde. 
 
Desde o começo do ano, 123.211 consultas foram agendadas nas UBSs do município. 
Cada unidade de saúde dispõe três especialidades aos pacientes. Das mais de 22 mil ausências, 9.820 são faltas para clínico geral; 6.069 são para pediatria e 6.807 para ginecologia. Individualmente, as faltas representam 17% do total de ausências no clínico geral, 18% para pediatria e 22% para ginecologia. 
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, quando há o diálogo entre o poder público e os munícipes, as UBSs são beneficiadas. 
 
"A população passa a entender como a unidade funciona e, assim, o absenteísmo começa a diminuir. A média de faltas em consultas nas UBSs de Suzano há dois anos estava em cerca de 30% - hoje os índices caíram bastante.
 
Por isso a importância da participação da comunidade na Saúde Pública", explica. 
Além das UBSs, as Unidades de Saúde da Família (USF) tiveram, em 8 meses, um absenteísmo de 6% do total de consultas agendadas. Foram 58.107 agendamentos e 3.421 faltas. A média de faltas por mês foi de 427 consultas. 
 
A pasta de saúde destacou os Conselhos Gestores das Unidades de Saúde como forma de evitar as faltas nas consultas. "Cada pessoa pode procurar a UBS mais perto de casa não apenas quando está doente ou em busca de um procedimento médico, mas também para conhecer o Conselho e até mesmo fazer parte dele, tendo assim voz ativa na gestão da unidade. Todos ganham com esse processo - com a diminuição do absenteísmo, o serviço fica mais eficiente e o tempo entre o agendamento e a consulta também cai", garante. 

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