Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo

20 unidades da região passarão pelo processo de reorganização escolar

27 OUT 2015 - 07h01

Na região do Alto Tietê, 20 escolas passarão pela reorganização escolar com o objetivo de tornar as unidades em ciclo único, focadas em apenas uma única faixa etária. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Educação. As unidades escolares se referem às cidades de Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes,Biritiba Mirim, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Poá. A assessoria de imprensa da secretaria relatou que o número de unidades por municípios será divulgado hoje. Já os nomes das escolas serão informados a partir de amanhã. As unidades que sofrerem a mudança começarão a operar no novo modelo a partir do início do ano letivo de 2016.

O número representará 10% das escolas estaduais da região. Atualmente, o Alto Tietê conta com 202 escolas estaduais. Segundo a Secretaria de Educação, a reorganização da rede atende a dois fatores: uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de dois milhões de alunos em suas unidades de ensino; e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento de até 28,4% superior às demais.

O estudo da secretaria estadual de Educação foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 quilômetro da atual escola para a nova unidade.

"O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O roll de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino", afirmou o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald.

A dirigente regional de ensino de Suzano, Vera Lúcia Miranda, informou que participará de uma reunião hoje em São Paulo, onde obterá novidades sobre o assunto. Ela acrescentou, ainda, que em Suzano já há uma divisão dentro da própria unidade escolar que é feita de acordo com os períodos.

"Já organizamos as escolas por tipo de ensino dentro da própria unidade. No período da manhã geralmente são os alunos dos anos iniciais, na parte da tarde são os do ciclo final e a noite os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, o EJA”.

As cidades de Arujá, Santa Isabel e Guararema pertencem a Diretoria de Ensino da Região de Jacareí e por isso, não são incluídas nos dados.

PRÓXIMA ETAPA

Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas de pais, alunos e da comunidade escolar, a Secretaria da Educação criou o chamado "Dia E", da Educação, que ocorrerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado.

ESTADO

Em todo o Estado mais 754 escolas passarão a ser de ciclo único. Vale lembrar que já há unidades que funcionam nesse modelo. Sendo assim, um total de 2.197 escolas (43% do total) passarão a funcionar neste modelo a partir de 2016.

Ao todo, 94 escolas da rede serão fechadas, e terão de transferir seus alunos para outras unidades próximas. Destas, 66 ficarão à disposição dos municípios para uso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Educacional Unificado (CEU) ou para creches.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias