A Secretaria Municipal de Cultura prepara um mês especial com uma série de atrações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a ser celebrado no próximo dia 20 (domingo). Com realização do grupo Agita Palmares e apoio do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir), são 18 ações inspiradas na cultura afro-brasileira em seis diferentes espaços do município, envolvendo música, dança, artes plásticas e cênicas, artesanato, culinária e muito mais.
A primeira atração acontece no próximo domingo (06/11), a partir das 11 horas, no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), com nova edição do “Samba e suas Histórias”, que contará com uma feira de artesanato afro seguida da abertura oficial do cronograma às 14 horas, com uma roda protagonizada pelos grupos Bom Ambiente e Samba Nagô. O evento marca o início das celebrações.
No dia 10 (quinta-feira), a partir das 19 horas, o Anfiteatro Orlando Digenova, localizado nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - centro), recebe nova edição do “Cine Resistência”, com a exibição do curta “Ori”, uma produção que retrata a relação entre Brasil e África seguida de uma roda de debates e análise. Já no dia 12 (sábado), o Casarão das Artes (rua Vinte e Sete de Outubro, 271 - centro) recebe a ocupação cultural “A Rua na Cena”, com a exposição de vídeos e fotos temáticas a partir das 18 horas.
A quarta-feira (16/11) reúne três ações em locais diferentes, todas às 19 horas. O Centro de Educação e Cultura Francisco Moriconi recebe uma palestra sobre os 15 anos da Lei 10.636/03, que institui a obrigatoriedade do estudo de conteúdos relacionados ao tema "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas. Enquanto isso, a Escola Estadual Doutor Anis Fadul (rua Benedito José Rangel, 95 - Vila Rica) é a casa do Sarau Agita Palmares, uma reunião festiva para celebrar as raízes africanas. Por sua vez, o Casarão das Artes se torna o cenário do workshop musical “Atabaque Curimba: Ritmos e Percussão”, com orientação do professor Lucas Cavalcante. A ação se repete posteriormente no dia 23 (quarta-feira).
No dia seguinte (quinta-feira, 17/11), serão mais três atividades: às 10 horas, o Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato (rua Domingos Vitorino, 68 - Jardim Cacique) recebe a “Oficina de Abayomi” com Bruna Vitorino, onde os participantes podem conhecer e produzir sua versão da boneca Abayomi; às 15 horas, o espaço cultural do Moriconi será palco da roda de samba “Nó na garganta se desfaz em roda”; e, mais tarde, às 20 horas, o local também recebe uma noite de capoeira com o mestre Amaro e seus convidados.
O dia 20 (domingo), data da celebração da consciência negra, reunirá um festival de atrações no Parque Max Feffer, das 10 às 16 horas. A celebração inclui uma apresentação de roda de capoeira baraúna, uma aula aberta de dança urbana e uma série de apresentações musicais com os grupos Gêmeos MCs, Wylmar Santos e OmiAye, Preto W.O., Big Jam e o rapper Dum Dum, do grupo Facção Central. Seguindo com as atrações durante o mês, no dia 21 (segunda-feira), às 19 horas, o Moriconi será o local de lançamento do livro “Rap Cultura e Poesia” do escritor Felipe Oliveira Campos.
Após isso, na quarta-feira (23/11), também no centro cultural, às 18h30, a Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Cultura da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano) promove uma palestra sobre as diversas formas de discriminação racial no Brasil.