terça-feira 13 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

‘Saúde Itinerante’ promove 153 atendimentos e procedimentos na Quinta Divisão

Edição realizada na Escola Estadual Helena Zerrener ofereceu consultas, exames, vacinação e práticas integrativas; próxima ação será neste sábado (17/10), na Fazenda Aya

13 outubro 2026 - 16h52 Por De Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (10/10) mais uma edição do projeto “Saúde Itinerante” na Escola Estadual Helena Zerrener, na região da Quinta Divisão, no distrito de Palmeiras. Ao todo, foram contabilizados 153 atendimentos e procedimentos voltados à prevenção de doenças, ao acompanhamento clínico e à promoção da saúde, ampliando o acesso dos moradores à Atenção Primária à Saúde (APS).

Entre os serviços oferecidos, foram realizadas 45 consultas médicas e cinco de enfermagem. A programação também incluiu 30 aferições de pressão arterial e 14 testes de glicemia capilar (dextro), procedimentos importantes para o monitoramento das condições de saúde e a identificação de possíveis alterações que necessitem de acompanhamento.

As práticas integrativas também tiveram espaço na ação, com 30 sessões de auriculoterapia, técnica que utiliza pontos específicos da orelha como parte de uma abordagem complementar de cuidado. Além disso, as equipes realizaram sete solicitações de exames laboratoriais e 11 coletas, contribuindo para a investigação e o acompanhamento de diferentes condições clínicas.

A iniciativa também contemplou ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher, com cinco coletas de papanicolau, exame fundamental para o rastreamento de alterações no colo do útero. A programação foi complementada com a aplicação de seis doses de vacinas.

Nova ação

O projeto terá continuidade neste sábado (17/10), com uma nova edição na Escola Municipal Profª Nizilda Alves Godoy (estrada Fazenda Viaduto, 6.000 – Fazenda Aya), das 8 às 16 horas. A iniciativa levará aos moradores serviços como consultas médicas, entrega de resultados de exames, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e atendimento com equipe multidisciplinar, composta por profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia.

A programação também contará com sessões de auriculoterapia, vacinação, coleta de papanicolau e solicitação de exames, ampliando as oportunidades de acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e acompanhamento em saúde. A ação integra a estratégia de descentralização da assistência municipal, levando diferentes atendimentos para mais perto da população.

O projeto “Saúde Itinerante” tem como objetivo descentralizar os serviços municipais e aproximar os atendimentos das comunidades, especialmente daquelas localizadas em regiões mais afastadas da área central. A iniciativa reúne diferentes especialidades e procedimentos em um único espaço, facilitando o acesso dos moradores e fortalecendo as estratégias de prevenção, diagnóstico e acompanhamento desenvolvidas pela rede municipal de saúde.

O secretário municipal de Saúde, William Harada, agradeceu aos pacientes que compareceram à iniciativa, que ajudou a ampliar o alcance da assistência médica a quem precisa. “O ‘Saúde Itinerante’ é uma estratégia importante para aproximar os serviços da rede municipal dos moradores, principalmente daqueles que vivem em regiões mais distantes das unidades de saúde. Conseguimos facilitar o acesso da população e reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde. Agora teremos nova ação e peço que a população local participe”, afirmou.

Leia Também