sexta-feira 23 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Transporte ultrapassa a marca de mil placas de trânsito instaladas no ano

Número foi alcançado com serviços executados no mês de setembro, que reforçou o trabalho destinado à sinalização para motoristas e pedestres que circulam pelas vias da cidade

23 outubro 2026 - 18h58 Por De Suzano

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana ultrapassou a marca de mil placas de trânsito instaladas neste ano com os serviços realizados no último mês de setembro, que garantiu a colocação de novas 141 unidades nas vias de Suzano. O trabalho tem aprimorado a sinalização nos bairros e reforçado a segurança de motoristas e pedestres nos quatro cantos da cidade.

Somente na região central, a atuação das equipes alcançou as ruas Sete de Setembro, Eliziel Alves Costa e General Francisco Glicério e a Praça dos Expedicionários, no centro; a rua Barão do Rio Branco, na Vila São Jorge; a rua Presidente Nereu Ramos, no Jardim Santa Helena; a rua Baruel, na Vila Figueira; a rua Dr. Prudente de Moraes, na Vila Amorim; a estrada dos Fernandes, no Parque Santa Rosa; e a avenida Brasil, no Jardim Monte Cristo.

No entorno da região central, outras ações ocorreram, como aquelas implementadas nos bairros Parque Maria Helena e Vila Maluf, que chegaram às ruas Dr. Ademar Pereira de Barros, Dom Pedro II, Albert Fink, Benedicto Faria Marques Filho, Maurício Mariano e Abel de Matos. 

O serviço seguiu em direção à região norte, para contemplar o bairro Cidade Boa Vista, onde houve serviços na Praça 21 de Abril; nas ruas Francisco Martinho, Dr. Horácio Berlinck e Thadeu Juliano Kowalski; na estrada do Marengo; e na avenida Jaguari. O trabalho ainda se estendeu para o Jardim Santa Inês, com atuação na rua Francisco José da Silva; e para Cidade Miguel Badra, com serviços na rua José Ferreira Neves. 

Outras atividades ainda reforçaram este tipo de sinalização na região sul, com intervenções na rua Nicácio da Silva Bastos, no Parque Buenos Aires, e na rua João Américo Galete, no Jardim Leblon, entre outras localidades. 

Outras ações

Paralelamente aos serviços relacionados à sinalização vertical, que também garantiram a instalação de 14 placas toponímicas em setembro, para identificação de ruas e praças, a Secretaria de Transporte ainda proporcionou, no último mês, melhorias no trânsito também por meio da “Operação Tapa-Buraco”, que chegou em 49 ruas de 27 bairros.

O destaque desta frente de atuação foram as intervenções no Jardim Planalto, nas ruas Maria Helena dos Santos, Charles Reis de Araújo e Cícero Soares de Lima e Marcílio Gonçalves Pereira; e na região do Boa Vista, com ações na avenidas Katsutoshi Naito, Miguel Badra, Jaguari e Edmilson Rodrigues Marcelino.

Além dessas intervenções, o balanço de setembro ainda demonstrou que houve revitalização de 19 lombadas, 31 faixas de pedestre, oito vagas especiais para pessoas com deficiência e três vagas especiais para idosos. No último mês, também foram registradas oito intervenções em rampas de acessibilidade. 

Por parte do departamento de Educação para o Trânsito, foram promovidas orientações sobre condução segura junto aos motoristas que trafegavam entre a rua Baruel e a avenida Paulo Portela, no Jardim Paulista, e garantidos ensinamentos lúdicos sobre segurança no trânsito para crianças acolhidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade por meio de mais uma apresentação do Teatro de Fantoches, que foi realizada na sede da organização, na Vila Mazza.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, pontuou que o trabalho da pasta está reforçando a segurança no trânsito em Suzano. “Estamos garantindo uma mobilização especial para substituir as placas das ruas, tanto as de sinalização de trânsito quanto aquelas que identificam o nome de ruas e praças. Também reforçamos a revitalização dos abrigos e demos continuidade às intervenções na sinalização horizontal, assim como seguimos com nossas ações de educação no trânsito”, ressaltou o chefe da pasta.

Leia Também