Três mil crianças foram contempladas no Projeto Horta nas Escolas. O programa que tem por objetivo implantar horta natural e conscientizar a comunidade escolar e local quanto à importância da boa alimentação e de preservação ambiental foi encerrado ontem na Escola Municipal Célia Pereira de Lima, uma das unidades participantes do projeto. O evento contou com diversas apresentações dos alunos. Cerca de 110 pessoas estavam presentes, entre elas educadores, pais e o secretário interino de Educação, Claudinei Valdemar Galo.
O projeto foi desenvolvido em duas escolas municipais desde março do ano passado. Do total de crianças beneficiadas, duas mil são da Antônio Marques Figueira e mil da Célia Pereira de Lima.
Durante o encerramento do projeto, houve uma palestra com o tema "Mudança de vida com a Horta Natural segundo a Filosofia de Mokiti Okada e Horta Caseira", quefoi ministrada pela educadora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Fernanda Bueno. Também teve a entrega de mudas para as crianças.
De acordo com Galo, o projeto além de ensinar as crianças, resgatou a cultura da cidade. "O programa serviu de extrema importância para os alunos, pois conseguiram aprender o que é bom para a saúde deles e na questão de preservar o meio ambiente. Suzano antigamente tinha o setor verde muito forte e tenho certeza que resgatamos essa força que tínhamos no passado. Fico feliz de ver todas essas crianças tendo um ótimo aprendizado".
Já a coordenadora de projetos educacionais, Sueli Stuchi, destacou que os estudantes foram beneficiados. "Enquanto professora, posso dizer que as crianças trabalharam na prática o pedagógico. Conseguimos juntar essas duas coisas importantes da educação e ensiná-las. Uma iniciativa que não só deu certo para elas, mas também para as famílias, que receberam o aprendizado também".
A cozinheira e mãe da Isabele, Lucielma Bento dos Santos, falou que se sente feliz por conta da filha ter mudado o comportamento alimentar diante a realização do projeto.