Envie seu vídeo(11) 4745-6900
segunda 18 de outubro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/10/2021
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

3 operadoras de telefone móvel não atingem metas de qualidade da Anatel

05 NOV 2015 - 07h00

Três operadoras de telefonia móvel não atingem as metas de qualidade na emissão de sinal de plano de dados determinadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Suzano. Cinco operadoras prestam serviços na cidade: Nextel, Claro, Tim, Vivo e Oi. As três últimas são as que têm ações reprovadas pelo órgão.



A Anatel considera que para atingir a meta, as empresas precisam ter estabilidade de serviço em 95%. As que estão abaixo deste indicador precisam melhorar a qualidade de serviço. Os dados têm como base o mês de julho deste ano. A classificação também é feita separadamente entre os serviços de sinal e de pacote de dados da internet, sendo considerados os planos 2G, 3G e 4G. Os dados são disponibilizados no site da Anatel e em um aplicativo de celular desenvolvido pela agência.



Nos dados gerais (internet e sinal), a Nextel apresentou a melhor qualidade de serviços na cidade, com 99,79% de acesso aos seus clientes. A queda foi de apenas 0,72%. Em segundo lugar está a empresa Claro, com queda de 1,81%. A operadora TIM representou queda de 1,96% e a Vivo de 2,72%. A empresa Oi teve o pior serviço prestado, com uma queda no sinal de 3,5%.



Nos indicadores que avaliaram apenas o sinal dos celulares, a Nextel também teve o melhor desempenho, com uma queda de apenas 0,66%; seguida da TIM, da Oi, da Claro e da Vivo, que teve o pior resultado, com uma queda de sinal de 2,09%.



Já com relação aos planos de dados de internet 2G oferecidos, três empresas também foram reprovadas: TIM, Vivo e Oi. A Nextel não oferece este serviço na cidade. No plano de dados 3G, somente a Claro teve o serviço reprovado, com uma queda no acesso à rede de 3,99%. Já os serviços 4G são oferecidos por apenas três operadoras e todos foram aprovados pela Anatel. Neste caso, a Vivo tem o melhor desempenho, com somente 0,13% de queda, seguida da Claro (0,18%) e da TIM (1,78%).



As cinco empresas que operam na cidade tem 111 estações radiobase (ERBs), que são popularmente conhecidas como antenas. A Claro tem o maior número, com 31 antenas, seguida da Vivo, com 26; da Oi, com 23; da TIM, com 18 e da Nextel, com 13.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias