Envie seu vídeo(11) 4745-6900
sábado 27 de fevereiro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/02/2021
CENTRO MÉDICO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

4,1 mil postos de trabalho das indústrias são fechados neste ano

17 AGO 2016 - 08h00

Aproximadamente 4,1 mil postos de trabalho na indústria foram fechados neste ano, o que gerou uma variação acumulada negativa de -6,61%. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -12,91%, representando o fechamento de cerca de 8.650 postos de trabalho.

Os dados foram divulgados ontem e fazem parte de uma pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Em julho, a variação foi de -0,44%, o que significou o fechamento de aproximadamente 250 postos de trabalho. Os números são de oito cidades que compõem a diretoria regional: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

Julho foi o 18º mês consecutivo de queda no nível de emprego nas indústrias do Alto Tietê. A região também ocupa o 18º lugar no ranking das 35 Diretorias Regionais do Ciesp e, mais uma vez, o índice registrado aqui superou a média do Estado, que foi de -0,26% no último mês.

"Janeiro de 2015 foi o último mês em que o nível de emprego industrial no Alto Tietê ficou positivo. Portanto, há um ano e meio a indústria vem demitindo em consequência da falta de demanda de consumo. Neste período, 11,1 mil trabalhadores da indústria foram dispensados, com reflexos muito ruins para a economia regional", constata o diretor do Ciesp do Alto Tietê, José Francisco Caseiro. "As indústrias estão com níveis de produção muito baixos e isso deverá continuar refletindo, ainda que num ritmo menor, em demissões. No entanto, percebemos hoje um otimismo maior das pessoas e um movimento de reinvestir no Brasil, acreditando que ele volte a crescer no ano que vem. A nossa expectativa é de que isso aconteça o quanto antes", acrescenta o dirigente.

No mês passado, o nível de emprego industrial na diretoria regional do Ciesp Alto Tietê foi influenciado pelas variações negativas de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (- 1,38%); Produtos Têxteis (-1,57%); Celulose, Papel e Produtos de Papel (-0,18%) e Produtos Químicos (- 1,04%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias