terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Prevenção

Ação de Saúde Bucal atende a mais de 50 alunos em quatro escolas

Iniciativa da administração municipal realizou tratamentos dentários nos bairros Jardim Alterópolis, Jardim Margareth e Jardim Natal

26 setembro 2021 - 10h22Por de Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou uma nova etapa da Ação de Prevenção e Saúde Bucal em três escolas municipais na última semana. A iniciativa beneficiou 52 crianças dos bairros Jardim Alterópolis, Jardim Margareth e Jardim Natal.

Todas passaram por um processo de agendamento prévio, em ordem pré-determinada. No total, foram atendidos 19 bebês na Escola Municipal Luiza Rodrigues de Oliveira e 33 alunos nas Escolas Municipais Ana Rita Gomes, Agostinha Raphaela Maida Molteni e Professor Cláudio José Rodrigues, nos últimos dias 16 e 23 (quintas-feiras).

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Suzano produziu um protocolo sanitário especialmente voltado às instituições de ensino envolvidas. Com isso, as atividades clínicas foram realizadas nas quadras, com uso obrigatório de máscara, distanciamento social, higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel 70% e outros procedimentos próprios para evitar a contaminação.

A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal de Suzano e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Nesta ação, a instituição de nível superior é representada por alunos do sétimo e oitavo semestres do curso de Odontologia, acompanhados de 48 acadêmicos e três professores. A ação preventiva conta ainda com quatro dentistas da rede pública de saúde de Suzano, formando três equipes para os atendimentos.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, Edimara Aparecida Ferreira, o projeto busca prover a ajuda necessária aos jovens em situação menos favorecida que não podem arcar com os custos do serviço. “Nossa expectativa é conseguir, mesmo em meio a este cenário de pandemia de Covid-19, oferecer assistência odontológica às crianças em suas escolas, em um ambiente com o qual elas já estão familiarizadas, a fim de promover prevenção contra a cárie e cuidar e tratar de possíveis doenças detectadas durante o exame”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, projetos como este têm como objetivo democratizar cada vez mais os serviços oferecidos pela rede municipal. “Ajudar as crianças dessas regiões em que a iniciativa está atuando ajuda a evitar graves problemas odontológicos. Realizamos inúmeros atendimentos em jovens desde maio deste ano, quando retomamos as visitas de maneira gradativa. Continuaremos com o atendimento até o final de novembro para manter esse auxílio, algo que nos motiva a seguir trabalhando”, concluiu o chefe da pasta.

Prevenção

A Ação de Prevenção e Saúde Bucal tem como objetivo realizar um levantamento sobre risco de cárie e educação em saúde bucal, por meio da realização de rodas de conversa e orientações individuais às crianças e aos pais ou responsáveis. Os profissionais fazem a aplicação de flúor e o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), uma intervenção clínica realizada com a utilização de instrumentos manuais. Também é promovida a restauração de dentes com a utilização de um material para tratamento clínico, prevenindo a evolução da patologia da cárie.

Deixe seu Comentário

Leia Também