quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Prevenção

Ações da campanha Outubro Rosa garantem 762 atendimentos em Suzano

Final de semana foi marcado por diferentes atividades voltadas à Saúde da mulher

25 outubro 2021 - 16h30Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) o balanço de ações da campanha “Outubro Rosa”, realizada ao longo do último final de semana na rede de Atenção Básica em Suzano. Ao todo, a operação contemplou cinco postos de saúde do município e garantiu 762 atendimentos, entre exames, testes rápidos, oficinas e outras atividades exclusivamente voltadas à saúde da mulher, com foco na orientação e prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero.

O procedimento com maior demanda foi o papanicolau, com 204 pacientes submetidas ao exame indispensável para o rastreamento do câncer de colo de útero. A pasta também contabilizou 167 avaliações odontológicas e 102 participantes nas rodas de conversa para orientação em Saúde Mental.  

As atividades ocorreram de maneira descentralizada no último sábado (23/10), com equipes nas Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa, no Miguel Badra; na UBS Alzira Pereira Mayer, no Jardim Alterópolis; na UBS Palmeiras; na UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr., no Jardim Colorado; e na nova UBS do Jardim Monte Cristo, reinaugurada em prédio próprio.

Na oportunidade, outras atividades preventivas e orientativas foram trabalhadas, com 92 atendimentos em Auriculoterapia, 87 testes rápidos, 37 oficinas, 33 cortes e 14 doações de cabelo, além de 26 pacientes submetidas ao eletrocardiograma, conforme convocação em agendamento prévio. 

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Flávia Verdugo, a iniciativa foi bem avaliada pelo público participante e cumpriu os objetivos propostos. “Nossa principal missão é atuar na prevenção, garantindo orientação e oportunidade de acesso a serviços como consultas e exames. Nesse ponto de vista, temos apostado em ações abertas à livre demanda e também em mutirões com pacientes pré-agendados, assim acelerando a fluidez dos procedimentos em espera na rede”, assegurou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, parabenizou as equipes e reforçou o êxito da estratégia, além de destacar a importância da nova UBS do Jardim Monte Cristo. O prédio próprio foi inaugurado no último sábado (23/10), também sediando as atividades da campanha “Outubro Rosa”. “O novo equipamento já mostrou toda sua potencialidade junto à comunidade logo no primeiro dia de trabalho. Foi uma grande oportunidade para que todos pudessem conhecer as instalações e colocar em prática o trabalho da unidade”, afirmou.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, também participou da inauguração e conferiu de perto as atividades executadas em prol à Saúde da mulher. “Essa entrega representa o compromisso da gestão com a Saúde suzanense. É fruto de um trabalho em continuidade, que começou em 2019, e agora foi entregue para garantir mais qualidade nos atendimentos, com total conforto e segurança para pacientes e profissionais da Saúde em um prédio próprio totalmente planejado para as atividades da unidade”, reforçou.

Deixe seu Comentário

Leia Também