sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Acolhimento Emergencial tem novo endereço na região central de Suzano

Serviço social segue em atendimento na rua Felício de Camargo

27 julho 2021 - 11h02Por de Suzano

O serviço de acolhimento emergencial oferecido às pessoas em situação de rua em Suzano opera em novo endereço, localizado no número 630 da rua Felício de Camargo, no centro. O atendimento, até então concentrado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, agora está disponível no antigo prédio do Restaurante Popular. O abrigo conta com o mesmo número de vagas, com capacidade para até 120 pessoas, oferecendo oportunidade de acolhimento completo com refeições, atividades coletivas e individualizadas, espaço para higiene pessoal e local dedicado ao cuidado de animais.

De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, que esteve no local acompanhado do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi, o remanejamento do serviço temporário visa aproximar o acolhimento aos demais serviços oferecidos pela pasta na região central, além de desocupar o ginásio esportivo para o planejamento da retomada das atividades presenciais pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conforme o avanço da imunização contra a Covid-19.

A previsão é de que a oferta do acolhimento emergencial se estenda até o final do ano, garantindo proteção e cuidado às pessoas em situação de rua neste período delicado diante da pandemia. No local, o grupo encontra oportunidade de acompanhamento multidisciplinar, inclusive com serviços de Saúde, para o início do processo de reinserção social.

Atualmente, o espaço acolhe 55 pessoas com acesso a refeições completas, atividades coletivas diárias para entretenimento, atendimentos técnicos individualizados e local dedicado aos cuidados dos animais.

“O acolhimento emergencial tem garantido banho, roupas e cama para todos os acolhidos. Também asseguramos acesso à retirada de documentação pessoal, encaminhamento para o sistema de saúde, orientação para a retomada das relações familiares e recâmbio para a cidade de origem, se assim o acolhido e a família quiserem, além de trazer orientação e direcionamento para atividades de geração de renda. Nossa missão tem sido transformar vidas”, afirmou Ashiuchi. 

Para se cadastrar e participar do acolhimento, qualquer interessado pode ir diretamente até o local, em dias úteis, das 8 às 17 horas. Além disso, a pasta também conta com outras vagas no Centro Social Bom Samaritano, com quem é mantido convênio e para onde a pessoa pode ser direcionada se for necessário. Para mais informações, dúvidas ou sugestões, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) pode ser contatado pelo telefone (11) 4747-1973 ou 4743-2588, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.