sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Agendamento de crianças com comorbidades segue nesta quarta

Pais e responsáveis devem acessar plataforma em www.suzano.sp.gov.br, segundo informações da Prefeitura

18 janeiro 2022 - 21h10Por de Suzano
O esquema de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, segue até esta quarta-feira (19/01). Os pais e responsáveis devem acessar a plataforma online disponibilizada em www.suzano.sp.gov.br e garantir o atendimento. As aplicações serão nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/01), exclusivamente voltadas às crianças com agendamento e com comorbidades devidamente comprovados por meio de laudo médico.
 
Desde o início da semana a Secretaria Municipal de Saúde está com o agendamento aberto ao público-alvo da campanha, que desta vez contempla as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades. A etapa segue as orientações técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, sendo que o município recebeu 1,6 mil doses pediátricas para este atendimento.
 
Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, a iniciativa visa garantir mais segurança durante o acolhimento, evitando demora e aglomeração. Além do comprovante de agendamento e laudo médico que comprove a comorbidade, os pais devem apresentar o CPF da criança e também realizar o pré-cadastro no “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) a fim de agilizar o atendimento, que vai ocorrer na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), das 8 às 17 horas.
 
“Nosso objetivo é garantir que a aplicação ocorra de maneira rápida e ordeira. Entendemos a urgência das crianças, sobretudo aquelas com comorbidades. Então preparamos dois dias de atendimento na Arena Suzano, exclusivos para quem está agendado. Além disso, o acolhimento na quinta e sexta-feira (20 e 21/01) ocorre de maneira estratégica diante do feriado municipal em homenagem ao dia do padroeiro da cidade, São Sebastião (20/01), e quando também completamos um ano da primeira vacinada em Suzano. Sem dúvidas, essa é uma data marcante no enfrentamento à pandemia”, comentou. 
 
De acordo com a secretaria, até o momento, pelo menos 150 agendamentos já foram efetuados por meio da plataforma (bit.ly/Agendamento_Suzano) especialmente criada para esse atendimento, sendo uma parceria entre Suzano e as demais cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
 
“O link e demais orientações já estão disponibilizadas no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br). A previsão é de que possamos alcançar o maior público possível, para em seguida vacinar as crianças sem comorbidades, conforme a disponibilidade de doses pediátricas e o envio de novos lotes por meio do Ministério da Saúde. Estamos animados e ainda mais esperançosos nesta nova etapa”, comentou.
 
O atendimento à vacinação contra a Covid-19 para os demais públicos segue nas 24 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, exceto em feriados e pontos facultativos. Os postos estão aptos à oferta da primeira e da segunda dose, além da terceira aplicação de reforço, conforme aprazamento.
 
Lista de comorbidades
 
Entre as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde estão: insuficiência cardíaca; cor pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; Síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e crianças que vivem com HIV.