Envie seu vídeo(11) 4745-6900
sábado 10 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 10/04/2021
Sec de Governo -  CORONAVIRUS - VACINA CONTRA A FOME
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
CENTRO MÉDICO
Magic City

Alckmin descumpre promessa e entrega da estação é adiada pela 8ª vez

15 JAN 2016 - 07h01

Com aspecto inacabado, as obras da Estação Suzano, prevista para ser inaugurada hoje, ainda estão em fase de conclusão. O Estado adiou pela oitava vez a entrega da unidade. Isso porque em outubro de 2015, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a inauguração aconteceria hoje, às 10 horas. Na ocasião, ele afirmou que estava dando o horário do evento para garantir que a data não seria adiada.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afirmou que a previsão é concluir as obras até o final do mês. A assessoria de imprensa afirmou, por meio de nota, que as obras estão de acordo com o cronograma, e sem data certa para entrega do equipamento.

Esta é a oitava vez que a entrega da estação é adiada. A primeira promessa era concluir as obras até dezembro de 2012 (veja quadro com cronograma ao lado). As obras se iniciaram em 2011. Somente a primeira parte da construção será entregue. O restante ainda não tem previsão de finalização.

Segundo divulgado pelo DS, em outubro, durante visita a Itaquaquecetuba, para inauguração do Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Marcelina, o tucano prometeu a entrega da Estação Suzano para hoje. Na época ele garantiu que a data divulgada em agosto, durante a entrega da estação de Ferraz de Vasconcelos, se mantinha.

A reportagem esteve na estação. No começo da tarde muitos operários trabalhavam no local. Enquanto alguns faziam serviços de acabamento, outros atuavam nas laterais do prédio. No entanto, a passarela que liga a estação de trem ao Terminal Vereador Diniz José dos Santos, o Terminal Norte, ainda está sem grade de proteção.

ESTRUTURA

Atualmente, a Estação Suzano transporta 34 mil passageiros em dias úteis. Com a nova estação, a CPTM estima aumento de 126% no fluxo de usuários, uma vez que a expectativa é que cerca de 77 mil pessoas passem a usar o equipamento diariamente. A unidade recebe investimentos de R$ 46,2 milhões.

Na inauguração será entregue a primeira etapa da obra, ou seja, os dois acessos - Norte e Sul. Ambos funcionarão 24 horas, com escadas rolantes e elevadores para atender passageiros com necessidades especiais.

A nova estação terá 12 mil m² de área construída e oferecerá plataformas cobertas e acessibilidade aos usuários. O projeto contempla elevadores, rampas, piso e rotas táteis, comunicação em braile, assentos nas plataformas e banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias