quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Suzano

Aldeia Indígena ‘Lobo Velho’ é desativada no Distrito de Palmeiras

Pasta apontou que a aldeia está desativada desde o final do ano passado. Informação é da Prefeitura

18 setembro 2019 - 23h56Por Isabelle Santini - de Suzano
A Aldeia Indígena conhecida como “Aldeia Lobo Velho” foi desativada em Suzano. A informação é da Coordenadoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano. A pasta apontou que a aldeia está fechada desde o final do ano passado. 
 
“O local foi desativado após constatação de agentes da pasta municipal. Foi averiguado que a propriedade na qual estava inserida a aldeia foi vendida, e que as ocas foram retiradas, descaracterizando o local”, informou a administração municipal. 
 
Nesta quarta-feira (18), o DS esteve no local, mas o portão estava fechado, o que impossibilitou o acesso da imprensa na antiga aldeia. 
 
A Aldeia Lobo Velho se localizava na Estrada das Lavras, altura do número 280, na Estância São Luís, no Distrito de Palmeiras. 
 
Era um espaço dedicado à preservação dos povos indígenas que habitaram a região antes da chegada dos portugueses. 
 
O espaço funcionava como residência do Pajé Lobo Velho e como ponto de encontro de “parentes” de outras tribos, desde tupis e guaranis até tribos de países da América Latina, como o Peru. Sem datas específicas, eles se reúnem para celebrar sua tradição.
 
Aberto à visitação, o local foi criado em 2010 e ofereceu oficinas de artesanato, caminhadas na mata e ensinamentos sobre a natureza e a vida aos turistas. Na aldeia existiam três ocas, a casa da reza, um viveiro de aves e artigos típicos como armas, arcos, flechas e enfeites.
 
Ary Tucunduva de Faria era o pajé da aldeia indígena de Suzano. A tribo que habitava o território eram os ‘karibokas’.
 
A aldeia era multiétnica,onde parentes de outras tribos e regiões iam até a Lobo Velho para lutarem pela preservação de práticas e costumes dos índios.