quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Alto Tietê registra 1.616 quedas de árvores e galhos na rede elétrica

Temporais aumentam casos de queda de galhos e árvores inteiras

25 janeiro 2021 - 22h40Por de Suzano
Entre dezembro e janeiro (1/12/20 a 17/01/21), a EDP atendeu 1.616 ocorrências relacionadas a vegetação nas redes elétricas na região. Este acumulado é 32% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, dado que reflete a maior severidade do clima. Itaquaquecetuba, Ferraz e Poá chegaram a registrar rajadas de vento de até 98 km/h no período.
 
As ocorrências que envolvem vegetação e rede elétrica são complexas e parte do trabalho em campo é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos municipais. Assim, o tempo para realização do serviço, que muitas vezes envolve postes quebrados, fios rompidos e equipamentos de grande porte danificados, pode se elevar, de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema elétrico.
 
A queda de árvores e galhos sobre a rede é uma das principais causas de interrupção da energia, trazendo riscos à segurança e prejuízos. Por isso, pensando na harmonia entre natureza e a preservação da rede elétrica, a EDP reforça a necessidade do plantio adequado de novas árvores para que não haja interferência no fornecimento de energia a residências, comércios, indústrias e, principalmente, neste contexto de pandemia da Covid-19, para unidades de saúde, hospitais e centros médicos.
 
A concessionária divulgou orientações: opte por árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras e similares, próximo ou em baixo da rede elétrica, para evitar risco de interferência no fornecimento da energia. O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas aumentam a probabilidade de contatos acidentais com a rede, por exemplo, por crianças que brincam perto da vegetação. Em zonas rurais, há ainda perigo de incêndios com a queda de árvores sobre a rede elétrica, ocasionado por plantios imprudentes.
 
Para plantar árvores em áreas urbanas é importante que a prefeitura do município seja acionada para a liberação ambiental. Vale destacar que a poda, manutenção e conservação da vegetação nas cidades, caracterizada como limpeza urbana, é responsabilidade do governo municipal, e a solicitação do serviço deve ser realizada diretamente ao órgão competente da cidade. A EDP atua no serviço de poda quando os galhos se encontram muito próximos da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema.