quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Alto Tietê tem aumento de 15,3% no número de mortes no trânsito

Entre janeiro a setembro de 2020 a região teve 117 óbitos, segundo o Infosiga

23 outubro 2021 - 10h00Por Matheus Cruz - de Suzano
O Alto Tietê registrou aumento de 15,3% no índice de fatalidades no trânsito entre janeiro a setembro deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram contabilizados 135 óbitos no acumulado de 2021, número superior ao registrado no mesmo período de 2020, quando ocorreram 117 casos.
 
De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), o aumento também foi registrado no recorte que considera apenas o mês de setembro dos dois anos.
 
Em setembro do ano passado, por exemplo, ocorreram 15 óbitos motivados por acidentes de trânsito na região. Já em setembro deste ano, o número subiu para 17 nas estradas da região. Um aumento percentual de 13,3% entre os dois períodos.
 
Na separação entre as cidades da região com dados do acumulado de janeiro a setembro deste ano, Mogi das Cruzes lidera com 44 casos registrados. Em seguida está Itaquaquecetuba, que teve 27 óbitos por acidentes nas estradas entre janeiro e setembro de 2021.
 
A lista segue com Arujá (15); Suzano e Guararema (11 cada uma); Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel (9 cada uma); Biritiba Mirim (6) e Poá (3). 
 
Já na separação que considera apenas o mês de setembro, os dados apontam que Mogi teve redução no número de mortes nas estradas na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em setembro daquele ano foram oito óbitos, caindo para seis neste ano.
 
Na contramão, Itaquá teve aumento entre um período e outro em setembro de 2020 foram registradas duas mortes no trânsito, subindo para seis neste ano. Suzano se manteve com um óbito registrado nos dois períodos.
 
Tipos de acidente
 
Ainda segundo a plataforma, entre as mortes registradas em setembro, seis foram por colisão, seis por atropelamento, quatro por choque e uma por razão não identificada.
 
Na separação por vias, o Infosiga calcula que 11 óbitos ocorreram em estradas municipais, cinco em rodovias e um acidente não foi informado.
 
Sistema
 
O Infosiga é um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. 
 
Atualizado mensalmente, ele fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Com ele, é possível traçar um diagnóstico mais preciso das características dos acidentes.