Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quarta 27 de outubro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/10/2021
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC PPM
SOUSA ARAUJO - SIENA
Pmmc Parque

Alto Tietê vacina mais de 90 mil adolescentes e vai manter aplicação da Pfizer

Municípios continuarão a imunizar adolescentes de 12 a 17 anos, de acordo com orientação do governo do estado

Por Matheus Cruz - de Suzano18 SET 2021 - 05h00
Região vai manter a vacinação no público de 12 a 17 anos. Já são mais de 90 mil vacinados nessa faixa etária. Ministério recomendou a suspensãoFoto: Reuters/Denis Balibouse
A vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidade seguirá ocorrendo em pelo menos oito das dez cidades do Alto Tietê. A região já vacinou mais de 90 mil adolescentes.
 
Os municípios continuarão a seguir as orientações do governo do Estado, que recomenda a imunização no grupo de adolescentes com a vacina Pfizer, assim como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
A medida do governo do Estado e dos municípios vai na contramão da determinação do Ministério da Saúde, que nesta semana anunciou que a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 só deverá ser feita apenas naqueles que tiverem deficiência ou comorbidades.
 
De acordo com o governo estadual, a continuação da vacinação em adolescentes se dá por recomendação do Comitê Científico do Estado. Até o momento, já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público. 
 
Em nota ao DS, o governo informou que três a cada dez adolescentes que morreram com Covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Por isso, lamenta a decisão do Ministério da Saúde.
 
A decisão, segundo o governo, vai na contramão da orientação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de autoridades sanitárias de outros países, já que a vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações.
 
Ainda segundo a nota, a medida do Ministério cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles.
 
Cidades
 
Entre as cidades da região, a Prefeitura de Suzano informou que continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos contra o novo coronavírus (Covid-19) com base na recomendação feita pelo governo do estado. Até o momento, 13.972 pessoas de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose do imunizante em Suzano.
 
O mesmo ocorre em Poá, onde 6.962 adolescentes sem comorbidades e 113 com comorbidades, sendo ao todo 7.075 deste grupo. Os dados são do Departamento de Vigilância em Saúde. Santa Isabel já imunizou com a primeira dose 2.731 adolescentes e também seguirá a orientação do estado.
 
Em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Arujá e Biritiba Mirim, a campanha de vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes com e sem comorbidades também seguirá normalmente.
 
Até o fechamento desta reportagem, as prefeituras de Salesópolis e Guararema não retornaram o contato feito pelo DS.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias