sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Educação

Alunos de Suzano fazem visitas virtuais a museus com novos chromebooks

Atividade foi promovida em escola municipal da Vila Helena, que recebeu novos equipamentos tecnológicos no início do mês

24 setembro 2021 - 11h28Por de Suzano

Os alunos da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena, tiveram uma experiência única nesta semana. Dentro das salas de aula, participaram de visitas virtuais a diversos museus do Brasil e do mundo. A iniciativa foi possível graças à aquisição recente de novos equipamentos eletrônicos, que fortalecem o trabalho dos educadores e o contato das crianças com a tecnologia.

Na ocasião, os chromebooks da instituição, que são notebooks com sistema operacional da Google, foram utilizados para uma atividade diferenciada com as turmas. Por meio de orientação e acompanhamento dos profissionais da Educação, as crianças acessaram os ambientes virtuais e interativos da Pinacoteca de São Paulo, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e do Museu do Louvre, da França.

Com isso, elas tiveram acesso remoto a uma série de exposições artísticas, culturais e históricas com uma experiência imersiva em 360 graus. Conforme tocavam na tela, elas se movimentavam virtualmente pelo espaço, observando de vários ângulos as instalações e as obras de diversos artistas renomados. A atividade ainda contou com pesquisas sobre o assunto, organizadas e monitoradas pelos educadores responsáveis.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou com alegria as infinitas possibilidades que a tecnologia oferece para o cotidiano escolar. “Para nós, profissionais da Educação, essas cenas não têm preço. É realmente gratificante poder levar esses conteúdos para as crianças. Hoje elas puderam visitar centros culturais extremamente importantes para o País e o mundo sem sair da sala de aula, sem nenhum gasto. Os novos equipamentos implementados na rede municipal vieram para fortalecer o ensino e abrir caminho para novas abordagens pedagógicas e inclusivas”, ressaltou.

No início do mês, a escola da Vila Helena foi contemplada pela administração municipal com 48 novos chromebooks, além de dois carrinhos de transporte para garantir a mobilidade dos itens entre as salas de aula. Eles são usados para atividades diversas e para a realização de dois novos cursos de tecnologia, sendo um de gamificação, promovido pela prefeitura, e outro de robótica espacial, oferecido pelo Ministério da Educação. A implantação dos recursos tecnológicos atualmente beneficia 436 alunos da unidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é que em breve esta medida seja ampliada para outras escolas, como forma de reforçar o ensino na rede municipal. “A medida possibilita que estudantes de diversas condições financeiras possam ter acesso e desenvolver familiaridade com a tecnologia, fator essencial para as suas formações. Como podemos ver, os trabalhos já estão dando resultados promissores e prometem beneficiar ainda mais crianças. Este é mais um passo que Suzano dá para que a educação e a tecnologia caminhem juntas”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também