Envie seu vídeo(11) 4745-6900
sábado 23 de outubro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/10/2021
SOUSA ARAUJO - SIENA
Pmmc Parque
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC PPM

Aplicativos podem ajudar eleitor de Suzano a escolher candidato

20 AGO 2016 - 08h00

Os eleitores de Suzano poderão contar com a ajuda de aplicativos para acompanhar informações sobre os candidatos desta eleição. As principais plataformas voltadas à política foram idealizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os aplicativos foram popularizados na última eleição em 2014.

O app Candidaturas 2016, desenvolvido pelo TSE, entrou na lista dos mais baixados. Oferece informações de todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral para as eleições desse ano. Disponibiliza nome completo do candidato, nome para a urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação, link para o site do candidato e informações pessoais, como bens, propostas e eleições anteriores.

O Agenda JE também é desenvolvido pelo TSE. Dispensa cadastros e fornece todas as informações sobre o calendário eleitoral de 2016. O JE Processos foi proposto pela Justiça Eleitoral, e permite acessar detalhes sobre os processos. É possível saber quais os processos em tramitação, arquivados, com movimentação recente ou todos.

Já o OAB Caixa 2 e Eleições Limpas lutam contra crimes eleitorais, como caixa 2, compra de votos, abuso de poder e boca de urna. O próprio usuário preenche os dados sobre a ocorrência e faz a denuncia pelo app. Os pedidos são levados à Justiça.

Há também os aplicativos Politize e Vote Consciente, que tratam de temas relacionados à política e cidadania. O último funciona como um questionário de posições ideológicas, com base no qual o usuário descobre o grau de afinidade entre suas opiniões e as dos candidatos à Prefeitura e à Câmara.

Irani Batista Martins disse que o fato de ter informações nos aplicativos é interessante. "Assim como eu, muitos dão um voto de confiança ao candidato. Os aplicativos interessam a quem procura a fundo sobre os políticos. Mas eu sou preguiçosa para pesquisar. Preciso de mais informação".

A operadora de máquinas Lílian Macedo de Melo Santos acredita que as ferramentas vão ajudar. "Já conhecia o app do TSE. Vi na televisão. Será positivo, porque a campanha feita pelos próprios candidatos hoje é mais limitada, então essa será uma base de divulgação de informações. Pretendo baixar no meu celular para pesquisar mais. Ainda não tenho um candidato para favorito".

Alguns munícipes acreditam que aplicativos não serão eficazes. "Só conheço os aplicativos do TSE, vi algumas propagandas sobre isso, mas acredito que não vá ajudar. Ninguém procura saber sobre os candidatos", disse a Marta Ferreira de Oliveira.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias