terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ashiuchi faz palestra nas Câmaras de Comércio da Espanha e da Catalunha

Evento on-line reuniu mais de 70 empresários; Rodrigo Ashiuchi foi o único prefeito do Brasil a participar

25 fevereiro 2021 - 22h15Por de Suzano
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o arquiteto Elvis Vieira, foi um dos palestrantes no encontro on-line “O setor das Smart Cities no Brasil: Desafios e Oportunidades”, promovido pelas Câmaras de Comércio Brasil-Espanha e Brasil-Catalunha. A webinar ocorreu nesta quinta-feira (25/02) e contou com a participação de empresários europeus e brasileiros.
 
Com início ao meio-dia, no horário de Brasília, o seminário virtual foi mediado pelo diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Francisco Arbós. Sob a temática de Smart Cities, as autoridades falaram sobre a importância do desenvolvimento das cidades inteligentes e das economias locais do Brasil.
 
Logo após as boas-vindas, por parte do presidente da Câmara Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, e de representantes da Câmara Brasil-Espanha, Ashiuchi pôde apresentar a cidade, em números, e também os avanços nos últimos anos. “Suzano tem 206 quilômetros quadrados e abriga pouco mais de 300 mil habitantes. Estamos situados na Região Metropolitana de São Paulo, com fácil acesso às principais rodovias, aeroportos e portos, tendo como diferencial o porto seco da Cragea (Companhia Regional de Armazéns Gerais e Entrepostos Aduaneiros)”, disse.
 
Ainda em sua fala, o chefe do Executivo suzanense destacou o parque industrial e a gama comercial que a cidade tem, com impulsionamento da geração de emprego nos últimos quatro anos e colocando Suzano no topo do ranking no Alto Tietê, uma vez que o município detém cerca de 60% das vagas abertas no mercado de trabalho entre 2017 e 2020.
 
“Nossa cidade tem se destacado em diferentes setores, sendo considerada uma das cinco que mais avançaram no País, a primeira no Estado de São Paulo, segundo levantamento ‘Desafios da Gestão Municipal’, elaborado pela consultoria Macroplan e publicado na Revista Exame.
 
Também aparecemos como a 15ª melhor em saneamento básico do País e na 39ª posição quando o assunto é ‘Cidades Inteligentes’, conforme apontam o SindiTelebrasil e o Portal Teleco”, detalhou. Já o secretário municipal de Planejamento Urbano tratou, na ocasião, do desenvolvimento interno de Suzano, baseando-se no conceito da “cidade dos 15 minutos”, fruto de um estudo-conceito de Paris.
 
“Queremos tornar nosso município mais acessível às famílias, promovendo a ‘inteligência territorial’, que seria a oferta de diversos serviços em todas as regiões. Com isso, teremos bairros completos, que atendem todas as necessidades dos moradores”, explicou.
 
Por fim, buscando atrair empreendimentos à cidade, foram apresentados projetos de expansão, como o Centro Empresarial Logístico (CELS), que será construído no bairro Cidade Miguel Badra. “A cidade tem espaço para acolher novos empreendimentos. Queremos atrair investimentos para Suzano e, assim, ofertar mais empregos às famílias suzanenses. Agradeço as Câmaras de Comércio pelo espaço e oportunidade”, concluiu Ashiuchi, que foi o único prefeito do Brasil a palestrar no seminário.