terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ashiuchi lidera com 56% e pode vencer no 1º turno; 2º lugar tem empate técnico

Pesquisa foi contratada pelo Diário de Suzano e registrada na Justiça Eleitoral. Foi realizada entre 1º e 4 de novembro

10 novembro 2020 - 12h00Por Edgar Leite e Fernando Barreto - de Suzano
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, candidato à reeleição pelo PL, atingiu 56% das intenções do voto estimulado na pesquisa Vox Populi, e venceria as eleições municipais no 1º turno no cenário atual. Israel Lacerda (PSL) com 5%, Professor Rodrigo Assis (PC do B) com 4%, Lisandro Frederico (Avante) com 3%, Jorginho Romanos (DEM) com 3% e Derli Dourado (PT) com 2% vêm em seguida.
 
Todos eles estão tecnicamente empatados em 2º lugar. A margem estimada de erro é de 4,4 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Ninguém, branco e nulo somam 15%. Não Sabe (NS) e Não Respondeu (NR) chega a 12%.
 
A possibilidade de vitória de Ashiuchi já no primeiro turno da eleição é resultado do número dos votos válidos da pesquisa estimulada (aquela em que as pessoas fazem a escolha com os nomes dos candidatos para que indique o seu favorito).
 
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos (NS/NR). O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Em votos válidos Ashiuchi tem 77% (veja matéria ao lado). 
 
A pesquisa foi contratada pelo Diário de Suzano e registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número SP-05259/2020, no dia 2 de novembro de 2020.
 
Foram feitas 500 entrevistas por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 4 de novembro.
 
A pesquisa foi feita nos bairros Caxangá, Centro, Palmeiras, Chácaras Ceres, Cidade Boa Vista, Cidade Edson, Cidade Miguel Badra, Clube dos Oficiais, Estância Angelina, Vila Costa, Jardim Brasil, Jardim Casa Branca, Jardim Monte Cristo, Jardim Revista, Jardim São Bernardino, Jardim São José, Parque Buenos Aires, Parque Maria Helena, Parque Residencial Casa Branca, Vila Amorim, Vila Colorado, Vila Fátima, Vila Figueira, Vila Maluf e Zona Rural.
 
Espontânea
 
Na pesquisa espontânea Ashiuchi aparece com 44% e Lisandro com 2%. Lacerda, Jorginho Romanos, Professor Rodrigo Assis e Derli Dourado aparecem com 1%. Outros representam 1%. Ninguém, branco ou nulo equivalem a 20% do total e Não Sabe ou Não Respondeu chega a 29%.
 
Especificações técnicas
 
Segundo o Vox Populi, a pesquisa é quantitativa com entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas com uso de tablets, seguindo os protocolos da Secretaria de Vigilância Sanitária. O público-alvo é a população de Suzano com 16 anos ou mais com título de eleitor. “Os gráficos, por vezes, poderão fechar em mais (ou menos) de 100% devido ao arredondamento dos números no processamento dos resultados. Categorias que apresentam 0% significam que o percentual de respostas é inferior a 0,5% do total de respostas da tabela”, explicou.
 
Gráfico apresenta as intenções de voto dos candidatos a prefeito de Suzano nas eleições de 2020, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi

Deixe seu Comentário

Leia Também