quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ashiuchi participa de reunião virtual com a Sabesp

Autoridades discutiram sobre o desenvolvimento da cidade e a ampliação de políticas públicas para o segmento

23 julho 2021 - 17h00Por de Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participaram de uma reunião on-line nesta quinta-feira (22) com agentes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O encontro teve como objetivo alinhar as políticas públicas de abastecimento de água e coleta de esgoto na cidade.

Representando o órgão, estiveram presentes autoridades da diretoria de São Paulo e da equipe que atua na região. Na ocasião, o assunto principal foi o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, atualmente em processo de reavaliação para se adaptar ao marco legal, que prevê novos prazos e revisão das responsabilidades de atuação. A medida altera as metas para o segmento e propõe a expansão da rede para atingir toda a população suzanense.

Os presentes ainda discutiram sobre o desenvolvimento do município, que tem apresentado bons índices relacionados ao assunto. De acordo com o Instituto Trata Brasil, Suzano ocupa o 10º lugar no “Ranking do Saneamento 2021”. O estudo em escala nacional aponta que a cidade conta com 100% de fornecimento de água e 98,41% de coleta de esgoto. Recentemente, o chefe do Executivo ainda recebeu a garantia da Sabesp de que o atendimento na região norte será ampliado, em específico nas imediações do Jardim Gardênia Azul. Os investimentos previstos seriam de R$ 7,2 milhões e as obras devem ter início neste semestre.

O titular do Meio Ambiente de Suzano reforçou a importância da discussão sobre o Plano Municipal e reafirmou o compromisso da gestão municipal em prover as melhores condições de abastecimento de água à população e ampliar o índice total de coleta de esgoto. “Temos um trabalho funcional e abrangente no município, inclusive reconhecidos nacionalmente. Apesar disso, não podemos parar. Nossa meta é beneficiar toda a população com estes recursos, que são um direito básico e essencial de todo cidadão”, disse.

Ashiuchi destacou que a relação da administração municipal com a empresa estatal é extremamente positiva e tem garantido importantes melhorias para a cidade nos últimos anos. “Graças às ações conjuntas pudemos ampliar o fornecimento de água no distrito de Palmeiras e concluir as obras no sistema de esgoto da avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), que resultou no fechamento dos poços que prejudicavam o trânsito na via. Seguimos trabalhando para levar melhores condições de vida a todos os suzanenses”, concluiu.