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Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
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Cidades

Associação fará levantamento sobre prejuízos com queda de energia

Associação pedirá providências a EDP São Paulo, responsável pelo serviço, para a solução definitiva do problema

19 março 2018 - 23h45Por Lucas Lima - De Suzano
A Associação Comercial e Empresarial (ACE)fará um levantamento com os comerciantes do quadrilátero central de Suzano, até sexta-feira, para verificar os prejuízos causados por quedas de energia. 
Caso sejam confirmadas as situações, a associação pedirá providências a EDP São Paulo, responsável pelo serviço, para a solução definitiva do problema. 
 
As informações foram divulgadas ontem pelo presidente da ACE, Fernando Fernandes. Segundo ele, até ontem à tarde, nenhum lojista havia reclamado sobre danos devido à falta de energia elétrica. 
 
Porém, ele ressaltou que a maioria dos comércios não conta com gerador de energia, o que deu início ao pedido da ação das equipes da ACE. 
 
"Verificaremos com os comerciantes a situação. Se o grupo falar que estão tendo prejuízos. Vamos conversar com a empresa responsável pelo serviço para solucionar os problemas de uma vez", enfatizou o presidente.
 
No último sábado, pelo menos seis vias do quadrilátero central de Suzano registraram queda de energia elétrica. Entre elas estão as ruas General Francisco Glicério, Benjamin Constant, Felício de Camargo, Monsenhor Nuno e as avenidas Antônio Marques Figueira e a Armando de Salles de Oliveira. 
O problema causou a paralisação no serviço dos comerciantes e deixou semáforos apagados. De acordo com a EDP São Paulo, o motivo da falta de energia ocorreu devido ao desligamento de uma rede primária. A ocorrência vem acontecendo desde o início da última semana no Centro da cidade. 
 
Comerciantes
Enquanto isso, os comerciantes afirmam que os geradores tem sido a única saída para escapar do "fantasma do apagão". A supervisora de uma loja de óculos, Jéssica Martins, disse que só não registrou grandes prejuízos por causa do tempo da queda de energia. No último sábado, por exemplo, ela contou que chegou a ficar entre cinco a 10 minutos no escuro. "A situação foi até que rápida, mas dependemos da energia para gerar carnês e realizar vendas. Sorte que conseguimos segurar os clientes, pois muitos deles queriam ir embora porque não conseguiam provar os óculos ou até mesmo assinar um papel", argumentou.
 
Já a gerente Amanda Matos disse que há dois anos instalou um gerador de energia elétrica para não sofrer mais com esse tipo de situação. "Sofríamos muito quando acabava a luz. Eram vendas perdidas a todo instante. Hoje, não temos mais esse problema graças ao gerador que investimos".

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