terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Associação faz recomendações sobre o uso de modalidade

Orientação aos comerciantes é manter os dados do Pix sempre atualizados

07 agosto 2022 - 17h00Por de Suzano
A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) faz recomendações ao comércio sobre o uso do Pix como meio de pagamento. De acordo com o presidente da ACE, Rodrigo Guarizo, é preciso estar atento às movimentações feitas na conta bancária do comerciante. Além disso, o Pix tem que estar disponível em locais visíveis para o cliente.
 
A orientação aos comerciantes é manter os dados do Pix sempre atualizados. Guarizo explica que o comerciante também precisa estar atento no depósito do pagamento na conta bancária.
 
“Com esses cuidados, é possível usar o Pix no dia a dia sem complicações. Garantindo a segurança do negócio e do cliente”, afirma.
 
Para o pagamento via Qr Code, o comércio deve disponibilizar impresso em locais visíveis, assim como as outras chaves Pix.
 
Ao realizar o pagamento o cliente tem que checar os dados do recebedor, assim como o valor a ser enviado. Outra recomendação aos clientes é guardar os comprovantes de pagamento em PDF. 
 
“Com o comprovante, o cliente consegue provar que fez o devido pagamento. Caso seja preciso, tem como comprovar a resolução da questão com o comerciante”, diz o presidente.
 
A associação descarta a possibilidade do Pix substituir o sistema de cartão de débito. Para o presidente, o Pix é mais uma opção de pagamento que os comerciantes vão utilizar para não perder a venda. 
 
“Cartão de débito, crédito, Pix, ou até mesmo os boletos, são formas complementares que possuem públicos cativos diferentes. É fundamental que o comércio consiga receber o pagamento de diversas formas e não exclua nenhum método”, afirma.
 
A vantagem do Pix no comércio é pela praticidade no sistema prático e a rapidez. Além disso, o sistema cobra baixas taxas aos comerciantes. O valor é depositado diretamente na conta bancária do proprietário.
 
Outro benefício do Pix é a facilidade de realizar o pagamento em qualquer lugar, sem a necessidade de um intermediário. Como acontece em transferências bancárias e no uso de cartões de débito e crédito.
 
“A maior vantagem de adotar o Pix como forma de pagamento é estar alinhado com o interesse dos clientes. Algumas pesquisas apontam que 6 a cada 10 brasileiros adotaram o Pix como forma corriqueira de pagamento. Considerando a alta adesão, é fundamental que o comércio acompanhe a tendência e ofereça esse método a sua clientela”, afirma Guarizo.
 
Apesar disso, o comerciante e o cliente tem que se atentar ao usar o PIx para evitar cair em golpe. Segundo o presidente, o número de golpes usando o sistema aumentou no último ano. Assim como o vazamento de dados. "É preciso ter cautela. Desse modo, é possível que o comerciante mantenha um fluxo de caixa constante, esteja alinhado com o interesse da população no pagamento via Pix. Evitando prejuízo com possíveis fraudes ou roubos", conclui o presidente da ACE.

Deixe seu Comentário

Leia Também