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Jornal Diário de Suzano - 11/04/2021
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Atendimentos no Procon de Suzano caem 46,6% em um ano

Atualmente, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Procon atende preferencialmente à distância

Por Lucas Lima - de Suzano28 FEV 2021 - 17h00
Divulgou balanço de atendimentosFoto: Regiane Bento/DS
Levantamento do Procon de Suzano aponta que o número de atendimentos caiu 46,67% no ano passado em comparação com 2019. De acordo com o órgão, foram realizados 3 mil atendimentos há dois anos. Já em 2020 a unidade prestou 1,6 mil atendimentos. Atualmente, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Procon atende preferencialmente à distância.
 
Dos 3 mil atendimentos realizados em 2019, o Procon informou que as principais queixas são referentes a empresas de telefonia (fixa e móvel) e instituições bancárias (cartões de crédito, empréstimo consignado etc). Já dos 1,6 mil atendimentos em 2020, além das reclamações verificadas no ano anterior, também se juntam a elas compras on-line e práticas abusivas de aumento de preço.
 
Atendimento
 
Em razão da pandemia da Covid-19, a unidade atende preferencialmente à distância, pelos e-mails procon@suzano.sp.gov.br e procon.atendimento@suzano.sp.gov.br. O serviço presencial é realizado apenas em casos urgentes, para pessoas que não têm acesso à Internet e para tirar dúvidas dos consumidores. A sede do Procon está localizada na rua Baruel, 126, no centro de Suzano. Os telefones para contato são (11) 4744-7322 e 4744-7461.
 
“A pandemia, sem dúvida, foi um dos principais motivos para a diminuição da quantidade de reclamações na comparação entre 2019 e 2020. Mas, por outro lado, recebemos muitas denúncias e a nossa fiscalização atuou bastante, principalmente na verificação de práticas abusivas e promoções irreais”, comentou a diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice.
 
Dependendo do tipo de reclamação, o atendimento presencial pode levar de 20 a 30 minutos. Por e-mail, a duração média é de 15 minutos. O tempo para a empresa alvo da queixa se manifestar é de até 20 dias. Já o prazo para solução varia de menos de 30 a 50 dias – nesta última possibilidade com a realização de audiência. Se o problema persistir, o caso vira uma ação judicial.

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