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Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
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Cidades

Atendimentos para desbloqueio de seguro-desemprego chegam 600 por mês

Agência do Ministério do Trabalho, em Suzano, é a única da região a realizar esse tipo de atendimento

16 janeiro 2019 - 23h58Por Marcus Pontes - de Suzano
Em média, 600 atendimentos para o desbloqueio do seguro-desemprego são realizados na agência do Ministério do Trabalho, em Suzano. 
 
Isso significa que, em 12 meses, a demanda chega a 7,2 mil serviços realizados. Para a chefe da agência, Kassia Inomata, a principal demanda é decorrente ao fato do município suzanense ser o único a oferecer este tipo de atendimento.
 
“Depois que foi implantado, a gente viu os atendimentos crescerem. Antigamente, o beneficiário tinha que ir em cidades longe, por exemplo, na Capital. Agora, atendemos não somente a população suzanense, mas também Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, enfim, a região toda”, afirmou. 
 
Serviço ampliado
 
O serviço foi implantado há um ano. E boa parte dos atendimentos de desbloqueio do seguro-desemprego é referente a problemas com homônimos (nomes iguais) ou divergência de informações.
A agência suzanense realiza também outros tipos de atendimentos, como, por exemplo: orientações trabalhistas, abono salarial, emissão de carteira de trabalho, exceto para estrangeiros, seguro-desemprego e fiscalizações -- a maioria em caso de denúncia.
 
Adequações
 
Além do pioneirismo na região, a agência de Suzano é a primeira a se readequar e realizar intervenções para melhorar e humanizar o atendimento à população portadora de algum tipo de deficiência física.
 
Rampa para cadeirante
 
No local, foi construído uma rampa para cadeirantes, com corrimão, além da reforma dos banheiros para o uso de deficientes.
 
Kassia reforça a importância em dar um passo à frente, quando o assunto é acessibilidade. “É darmos exemplo, pois, podemos humanizar o atendimento. Agora, conseguimos atender melhor”, disse ela, que comentou que as obras para readequação duraram cerca de 20 dias.